Eu, Você, Todos Pela Educação

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação. Faça a sua parte. Juntos podemos muito mais. […]

Leia mais…

publicado: 30/09/2015 16h44,
última modificação: 30/09/2015 16h44

5EDCA Secretaria de Educação está mobilizando toda a rede municipal de ensino em torno do projeto: Eu, Você, Todos Pela Educação.

A iniciativa está em sintonia com uma ampla campanha nacional, desenvolvida através da Instituição Todos Pela Educação, que atua promovendo ações voltadas para a melhoria do sistema educacional, em parceria com diversas outras instituições governamentais, empresariais e não governamentais, que visam colocar em prática as “5 Atitudes Pela Educação”.

O projeto tem como base principal um grande pacto da sociedade para fortalecer as relações em torno da escola, considerando o papel que cada segmento pode desempenhar no âmbito da construção do conhecimento e da formação de crianças e adolescentes.

O Secretário Executivo de Educação e responsável pela coordenação do projeto, Cícero Lopes, afirmou que “nós sabemos que o projeto não responde e não resolve todas as demandas da rede educacional, que são muitas, mas se apresenta como um instrumento que pode ser utilizado de forma pactuada e solidária por toda a sociedade, desde o seio da família até o setor empresarial, para que as crianças e os jovens possam ter uma educação diferenciada e cada vez melhor, que não se limite ao tempo que se convive com a escola, mas que seja por toda a vida”.

Para Cícero, “a iniciativa representa um chamamento para que a sociedade se sensibilize e compreenda a educação como um elemento global, e por isso nós estamos abraçando o projeto e dando a nossa cara ao projeto, para que todos possam se enxergar no contexto que vamos trabalhar, e, efetivamente, a gente possa colher resultados que elevem a qualidade da educação pública, que tem melhorado, mas poderá ficar ainda melhor”. Finalizou.

O projeto já está em andamento desde o final do mês de agosto, e tem uma programação prevista para acontecer ao longo do período de um ano, com várias etapas, que passam por estudos, vivências, intercâmbios, seminários e avaliações.

Após a etapa de caráter mais interno, realizada em setembro, com a mobilização das escolas e todo o corpo técnico e pedagógico da secretaria, a fase agora é de aprofundar o emparceiramento e as articulações com outros atores sociais, para que o projeto ganhe mais força e alcance os resultados esperados.