A Prefeitura Municipal de Serra Talhada divulgou, na manhã desta segunda-feira (11/05), as novas medidas restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus no município. O anúncio aconteceu em Coletiva de Imprensa nas redes sociais, transmitida pelas emissoras de rádio locais e regionais, com a participação do Prefeito Luciano Duque; do vice-prefeito Márcio Oliveira; da secretária de Saúde, Márcia Conrado; do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Enfermeiro; do delegado regional da Polícia Civil, Olegário Filho; e do promotor público Rodrigo Amorim.
Entre as medidas adotadas, haverá ampliação do horário e dias de funcionamento das barreiras sanitárias, que atuarão das 06h30 às 18h, de segunda a sábado; reforço na fiscalização referente ao cumprimento dos decretos no comércio; fiscalização nas praças e Academias da Saúde; proibição de estacionamento no centro comercial da cidade; rodízio de passageiros dos distritos e comunidades rurais, evitando grande fluxo de pessoas; além da divulgação do Decreto nº 3.134, determinando que a administração do Terminal Rodoviário deve informar a quantidade de passageiros que desembarcarão no município de Serra Talhada no momento que as empresas de ônibus saírem dos locais de origem, possibilitando maior controle por parte da Vigilância Sanitária.
O Prefeito Luciano Duque reforçou a necessidade do endurecimento das medidas para cumprimento dos decretos. “Nós temos uma responsabilidade com a sociedade e com a saúde da população. No início fizemos um pacto com o empresariado e com a sociedade para que tivéssemos um isolamento de setenta por cento e isso não aconteceu, caindo para quarenta e semana passada para trinta, e isso nos acendeu um alerta. Nos reunimos com as autoridades do município e definimos estratégias no sentido de não toleramos mais desobediência, com medidas mais duras que serão adotadas, como calendário para transporte de passageiros da zona rural e proibição de estacionamento no centro da cidade, planejamento que vamos divulgar na quarta-feira, porque não dá mais para relaxar, e nós enquanto autoridades vamos cumprir o nosso papel e zelar pela vida da população”, disse.
DIA D CONTRA O CORONAVÍRUS
Reforçando as medidas de enfrentamento, a Secretaria de Saúde também iniciou a semana com o “Dia D contra o Coronavírus”, com blitz educativas em todos os bairros da cidade, distribuição de máscaras e orientações. “Começamos o dia hoje com nossas equipes em todos os bairros, com blitz educativas, orientando e distribuindo máscaras, alertando para o risco que a população corre estando nas ruas nesse momento. À tarde vamos para as agências bancárias e lotéricas, onde a gente percebe que ainda tem pessoas muito próximas, sem máscaras, e até o fim do vamos para as Academias da Saúde”, relatou a secretária Márcia Conrado.