Serra Talhada realiza segunda fase da vacinação contra a gripe

Após concluir a etapa de vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada está realizando a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que teve início no dia 16 de abril em todo o País.  O público-alvo desta segunda etapa é composto por caminhoneiros e […]

Leia mais…

publicado: 22/04/2020 17h00,
última modificação: 22/04/2020 17h00

Após concluir a etapa de vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada está realizando a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que teve início no dia 16 de abril em todo o País. 

O público-alvo desta segunda etapa é composto por caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários; indígenas; doentes crônicos; profissionais das forças de segurança e salvamento; população privada de liberdade, inclusive adolescentes; e funcionários do Sistema Prisional.

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde, no horário das 07h às 17h; e no setor do PNI – Programa Nacional de Imunização, localizado no Centro Municipal de Saúde, das 08h às 13h. Na última segunda-feira (20.04) houve “drive-thru”, na Praça Barão do Pajeú, em frente à Igreja Matriz, quando foram vacinadas 250 pessoas, reforçando a imunização do público-alvo sem provocar aglomeração.  

Karla Lima, coordenadora do PNI, explica que o público-alvo necessita apresentar comprovação para ser imunizado, como determina o Ministério da Saúde. “O município recebe as doses da campanha de forma gradativa através do Estado e vamos distribuindo entre as unidades de saúde, infelizmente não temos doses suficientes para toda a população e temos que seguir o que determina o Ministério da Saúde, que é imunizar o público-alvo de cada etapa. Desta vez o Ministério pede que haja uma comprovação de que a pessoa realmente faz parte deste público-alvo, para evitar que falte vacina e o município não consiga cumprir a meta. Então, nós reforçamos que é importante levar comprovação de que a pessoa realmente faz parte das forças de segurança ou salvamento, se é caminhoneiro, se é paciente crônico, e assim por diante”, esclarece. 

A partir do dia 9 de maio serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, os professores, as pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, as gestantes e as puérperas. O Dia D será no sábado, 09 de maio, para todos os grupos. Na ocasião haverá vacinação em todos os postos de Serra Talhada, Centro Municipal de Saúde e mais um “drive-thru”, na Praça Barão do Pajeú.