Secretaria de Agricultura e UAST oferecem capacitação para pescadores

O projeto capacita colônia de pescadores na fabricação de artesanatos com escama de peixes […]

Leia mais…

publicado: 30/11/2018 02h12,
última modificação: 30/11/2018 02h12

Com uma parceira firmada entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através de Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEMARH), foi promovida a realização de Cursos de Capacitação destinadas à Colônia de Pescadores Nossa Senhora Aparecida, que possui atuação em todo o município de Serra Talhada.

Nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, mais de 25 pescadores e pescadoras puderam participar do curso “Aproveitamento de Escamas com Confecção de Peças Artesanais”. Os membros da Colônia de Pescadores foram divididos em duas turmas, senda uma realizada no escritório do DNOCS, com os moradores do entorno da Barragem do Cachoeira II, e a outra realizada na sede da própria Colônia, com moradores do entorno da Barragem de Serrinha.

A formação foi idealizada pela Doutora Juliana Vidal, coordenadora do Curso de Engenheira de Pesca da UFRPE-UAST, que em parceria com a SEMARH, através do engenheiro de pesca Amom Nascimento, analisou a viabilidade e importância da ação para o setor pesqueiro serra-talhadense. “Esse projeto surge da demanda dos pescadores, que com o aumento da escassez hídrica, sofrem com a diminuição dos recursos pesqueiros, caindo assim a quantidade de pescado capturado e, consequentemente, diminuindo suas rendas”, afirma Amom Nascimento.

O projeto é voltado para a fabricação de artesanatos, através do aproveitamento de escamas, uma oportunidade de complementação de renda e melhoria da qualidade de vida dos pescadores. “Além do viés ambiental, onde diminuímos o descarte de resíduos da evisceração dos peixes reciclando as escamas, temos um viés socioeconômico que visa aumentar a renda das famílias com a comercialização de peças de bijuterias artesanais”, acrescenta o engenheiro da Secretaria de Agricultura.

Além da UFRPE-UAST, PMST, SEMARH e Colônia Nossa Senhora Aparecida, participaram da realização do projeto orientados da Dr.ª Juliana Vidal na UAST e o Escritório do DNOCS em Serra Talhada.

—