Previsto para ser inaugurado no próximo dia 21, o bairro Vila Bela, em Serra Talhada, já começa a receber um mutirão de serviços oferecidos pelo governo municipal. Várias secretarias estão motivadas para implantar projetos em áreas vitais visando a boa acolhida das 899 famílias beneficiadas com o programa Minha Casa, Minha Vida no município. As ações programadas pelo prefeito Luciano Duque (PT) estão sendo voltadas para a execução de serviços de saúde, educação, inclusão social, transporte e meio ambiente.
“O bairro já está ganhando os serviços necessários que irão garantir a boa recepção e continuidade da qualidade de vida que o local oferece às famílias. Isso representa a vontade do governo em fazer do Vila Bela um bairro modelo. Pedimos a contribuição dos novos moradores para preservarem o que estão ganhando”, disse o prefeito Luciano Duque. Doze agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social do município foram designados para orientar e ambientar os novos moradores.
Os técnicos estão montando um posto avançado do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no local. A Secretaria de Saúde também está preparando um espaço adaptado para oferecer atendimentos comuns a uma Unidade Básica de Saúde da Família (USF). Isso, até que seja construída pela prefeitura, em breve, a sede do posto médico no novo bairro. Agindo em outra frente, a Secretaria de Esportes já definiu calendário para inaugurar no Vila Bela o projeto Academia para Todos. No setor de transportes, outra novidade.
A Secretaria de Serviços Públicos já fechou convênio com empresas de transportes públicos para realizarem a linha Vila Bela/Baixa Renda/Borborema, com previsão de fluxo de ônibus de uma em uma hora. Ainda em parceria com a pasta de Serviços Públicos, a Secretaria de Meio Ambiente já preparou cronograma de coleta de lixo e de materiais recicláveis para fortalecimento da cooperativa de catadores do município.
A Secretaria Municipal de Educação também entrou no mutirão de serviços. A missão dos técnicos da pasta é traçar um levantamento da quantidade de crianças e adolescentes para serem atendidos pelos ônibus escolares. Além disso, já está a todo vapor a construção de uma creche modelo no novo bairro com capacidade para atender centenas de crianças.