Cerca de 500 peças de artesanato produzidas por 26 mulheres que participam do curso “Artesãs Empreendedoras” em Serra Talhada ganharam destaque na Feira Livre da Capital do Xaxado nesta segunda-feira (10). O trabalho delas foi exposto durante o projeto Artistas na Feira, do Governo do Estado, em parceria com o poder municipal, visando incentivá-las a se engajar na arte e a entrar no mercado de trabalho.
A exposição foi iniciativa da Secretaria da Mulher de Serra Talhada, que recebeu, recentemente, o convite para participar, em julho, da Fenearte (14ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato), em Recife, para expor os trabalhos das artesãs serratalhadenses. O acordo foi fechado pela secretária da Mulher de Serra, Tatiana Duarte.
No último dia 4 de junho, a vice-prefeita se reuniu com Janete Rodrigues, técnica da Secretaria da Mulher do Estado e coordenadora dos trabalhos da SecMulher na Fenearte. “Estamos muito felizes pelo convite, pois o artesanato das nossas mulheres será vistos por milhares de pessoas”, comentou. O projeto “Artesãs Empreendedoras” que acontece na Capital do Xaxado é realizado em parceria com a Secretaria estadual da Mulher.
Durante a exposição no pátio da Feira Livre, ganharam destaque peças para todos os gostos em renda, feltro, biscuit, tecido, papelão e fibras de bananeiras. A exposição abriu espaço também para pinturas, costuras no estilo renascença, bonecas e sandálias. Ao final do curso “Artesãs Empreendedoras”, a Secretaria da Mulher de Serra Talhada planeja estimular a criação da cooperativa “Marias Artesãs de Serra Talhada”.
“A intenção é ajudá-las a continuar a produzir artesanato após o curso. É organizando que se pode fortalecer. Queremos ajudá-la a criar autonomia”, comentou a secretária da Mulher, Tatiana Duarte. O preço das peças expostas na Feira Livre da Capital do Xaxado variavam entre R$ 2 e R$ 350.