Dando sequência à política de abastecimento de água na zona rural do município através do Programa Mais Água, a Prefeitura de Serra Talhada está perfurando 19 poços artesianos na comunidade de São Lourenço, Distrito de Santa Rita. Dessa quantidade de poços, 10 fazem parte de uma parceria com o Consórcio de Integração dos municípios do Pajeú – CIMPAJEU.
Segundo o agricultor Antônio Freire, de 53 anos, conhecido por “Prefeito” e representante da comunidade, a água dos poços será uma riqueza para as famílias da localidade. “É a maior riqueza que está sendo feita em São Lourenço, com essa água vamos gerar mais de cem empregos e os filhos da gente que estão fora vão poder voltar pra trabalhar aqui, sem precisar ficar longe arriscando a vida, só agora já estão voltando uns vinte pra começar os plantios”, disse o agricultor.
Mesmo entusiasmo de seu Damião Francisco dos Santos, de 53 anos, agricultor e marcador de poços, que está feliz com a vazão de seis mil litros de água no poço perfurado em sua propriedade. “Isso é uma riqueza pra gente trabalhar, meu filho que tá longe vai voltar, tem outro filho que já veio embora e tá trabalhando aqui, vamos fazer plantio de milho, feijão, tomate, plantar de tudo e vender na feira”, agradeceu o agricultor, que também lembrou da estrada feita recentemente na comunidade. “A estrada tá boa, ajuda muito a gente ir vender na cidade e a quem vem aqui comprar, temos muito que agradecer”, disse emocionado o agricultor.
“Estamos atuando na comunidade de São Lourenço, onde construímos a estrada ano passado, facilitando o escoamento da produção, e agora estamos transformando a realidade de várias famílias com a perfuração de poços que vão proporcionar aos trabalhadores rurais produzirem suas hortaliças, macaxeira, maracujá, tomate e muito mais, garantindo geração de renda e dignidade para essas pessoas”, disse o prefeito Luciano Duque. Ainda segundo ele, com a água dos poços será possível fortalecer a produção de canteiros de latada e hortas orgânicas.