A Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST) inaugura a segunda plenária popular do Orçamento Participativo (OP) , no próximo sábado (18). Dessa vez, o prefeito Luciano Duque vai ouvir as demandas dos moradores do bairro Mutirão, o de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. O gestor espera que população participe ativamente da iniciativa sugerindo soluções e apontando falhas em áreas que devam ser priorizadas pela administração. “Pois essa é a hora de falar diretamente nos olhos e dizer: ‘prefeito, isso está errado, invista nisso aqui”, exemplifico Duque.
O gestor inaugurou a primeira plenária popular do Orçamento Participativo em abril. Na ocasião, a população do bairro Ipsep deliberou que o governo devesse investir com urgência em infraestrutura. Após as discussões, a prefeitura firmou compromisso em pavimentar e sanear 24 ruas e avenidas, atualmente, de difícil acesso na localidade. As obras contarão com ajuda orçamentária do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), garantido pelo Governo do Estado aos município no início do ano. Cerca de R$ 1,9 milhão serão aplicados em obras no Ipsep.
Motivados pelo sucesso da primeira plenária, a coordenação do OP serratalhadense vem se preparando para montar o segundo fórum popular no Mutirão. Para isso, designou equipes de técnicos sociais para percorrerem boa parte das casas do bairro e identificar, mediante questionários sócio-econômicos, o perfil e os maiores anseios da comunidade