Bernardo Vieira

Distrito terá inauguração da requalificação da USF neste sábado, 21 […]

Leia mais…

publicado: 19/05/2016 11h09,
última modificação: 19/05/2016 11h09

usf

Um grande número de doenças que acometem os indivíduos é evitável por ações preventivas já conhecidas e comprovadamente eficazes. É, portanto, fundamental que todos os cidadãos tenham acesso à prevenção destas doenças, por meio das ações básicas de saúde.

Buscando cuidar melhor da saúde das pessoas de Bernardo Vieira, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através das Secretarias de Saúde e Obras, vai inaugurar, neste sábado, dia 21, às 19h, a requalificação da USF do distrito.

“A requalificação da saúde é ponto estratégico desse governo. Prova disto, são os constantes investimentos na saúde, e a melhoria na USF de Bernardo Vieira é de fundamental importância devido ao tamanho da comunidade, a distância e o difícil acesso do distrito à Sede”, pontuou o Secretário de Obras, Cristiano Menezes, que falou sobre o tamanho da obra.

“Tínhamos 99,36 m² de área, agora temos quase 200m². Uma obra de quase 100 mil, com verbas do Governo Federal e contra partida do município. São obras importantes que chegam para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Cristiano.

De acordo com a Secretária de Saúde, Márcia Conrado, um dos objetivos da implantação do modelo de saúde da família desenvolvidos pela prefeitura é “humanizar as práticas de saúde por meio da conquista do vínculo entre os profissionais de saúde e a população, identificando e intervindo nos fatores de risco em que a população esteja exposta; prestando assistência integral, contínua, com resolutividade e boa qualidade às necessidades de saúde da população”.

Ainda de acordo com a secretária, a ideia é estimular o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania e expressão da qualidade de vida, bem como estimular a organização da comunidade para que exerçam de maneira efetiva seu papel nas ações de controle social.

Composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista, a equipe da nova unidade de saúde também realiza atendimentos em domicílio. “Com esses atendimentos estamos estabelecendo o vínculo de corresponsabilidade com as famílias e facilitando a sua identificação. Estamos a cada dia humanizando, cada vez mais, nossos serviços, focando o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias da comunidade”, explicou Márcia