Com objetivo de contribuir com o desenvolvimento sociocultural de comunidades interioranas, mantendo como instrumento principal as ferramentas audiovisuais e a indústria cinematográfica, o Projeto Cinema no Interior, pelo terceiro ano consecutivo, contempla o município de Serra Talhada.
O projeto realiza pesquisas, oficinas de formação, filmes, livros fotográficos e mostras de cinema tendo a própria comunidade local como principais pesquisadores, produtores, protagonistas e plateia inicial neste audacioso trabalho de intercâmbio e de valorização da cultura e classe artística interiorana.
Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo e, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, bem como a Fundação Cabras de Lampião, o projeto visa a formação e incentivo de jovens na produção áudio visual.
“Entendemos que esse projeto é uma porta ampla e saudável para o envolvimento de jovens com grandes talentos e que, talvez, não tivessem a oportunidade de mostrar. Já tivemos 2 filmes produzidos e de repercussão a nível internacional. Isso é muito positivo para Serra Talhada”, afirma o Secretário de Educação Edmar Júnior.
Em 2014 Serra Talhada participou do projeto com o filme Bicho de 7 letras e em 2015 foi a vez de Zeome ser assistido por vários amantes de curtas metragens em Festivais de Cinema. Esse ano, as gravações para o filme A Nona Cidade começam hoje (10) e já tem espaço garantido nas apresentações de cinema em Triunfo e Petrolina.