Um aplicativo que promete agilizar as ações para evitar que o Aedes Aegypti faça mais vítimas em Serra Talhada está sendo criado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal.
De acordo com Diretor do Núcleo, Danilo Barbosa, “trata-se de um aplicativo web onde qualquer pessoa, com qualquer dispositivo, pode ter acesso, visualizando em mapas alguns focos do mosquito confirmados e as estatísticas da campanha de combate ao Aedes Aegypti”.
Ainda sobre o aplicativo, Danilo informa que “serão disponibilizadas informações sobre sintomas e qual procedimento correto para o início do tratamento.
O sistema de controle, que deve começar a funcionar em 15 dias, visa livrar a cidade de uma nova epidemia de dengue, Chikungunya e Zika Virus. E para usar é simples: “Depois de um simples cadastro, as pessoas podem denunciar focos do mosquito, enviando fotos do local com endereço. Em seguida, a equipe de saúde vai visitar o local, para confirmação da denuncia e tratamento do local, e esse ambiente será georreferenciado e incluído no mapa.
Para o Secretário de Planejamento, Marcondes Osório, “o aplicativo é mais uma ferramenta para que a população visualize onde a vigilância está passando e recebendo alertas, mas principalmente, que toda a sociedade participe dessa luta contra o mosquito, tornando-se agentes e mandando fotos de onde está sujo, com problemas”.