Secretaria de Saúde atinge meta de testagem da sífilis

A campanha de combate e prevenção a Sífilis atingiu os percentuais traçados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Do dia 22 até este último sábado (26) foram realizados mais de 500 testes rápidos e aqueles que deram positivo já foram encaminhados ao CTA/SAE para que seja iniciado a terapia medicamentosa. Depois de realizar o procedimento […]

Leia mais…

publicado: 28/04/2014 17h32,
última modificação: 28/04/2014 17h32

IMG_6397A campanha de combate e prevenção a Sífilis atingiu os percentuais traçados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Do dia 22 até este último sábado (26) foram realizados mais de 500 testes rápidos e aqueles que deram positivo já foram encaminhados ao CTA/SAE para que seja iniciado a terapia medicamentosa.

Depois de realizar o procedimento nas USF’s dos Bairros e na cadeia pública do município, a SMS encerrou a Campanha na manhã deste sábado (26) no pátio da feira na Lagoa Maria Timóteo, onde foram realizados mais de 80 testes para a doença.

Fechamos esta campanha contentes com os números que alcançamos, mas continuaremos nosso trabalho no sentido de expandir ainda mais esta ação. O nosso objetivo é em breve estar realizando estes testes rápidos nos atendimentos de rotina dos postos de saúde. E aqui queremos lembrar a importância de fazer o teste da sífilis, pois nos estágios iniciais não se consegue detectá-la sem o procedimento clínico, e se não constatar e tratar cedo pode resultar em sequelas gravíssimas, ainda mais na transmissão vertical de mãe para filho durante a gravidez”. IMG_6417Lembrou o Dr. Luiz Aureliano, secretário de saúde do município.

A SMS lembra que embora a Campanha tenha se encerrado neste último sábado, os testes continuarão sendo oferecidos pela Secretaria através do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviços de Assistência Especializada) e em breve estará treinando as equipes dos postos de saúde e assim oferecer os serviços nas USFs.