Governo de ST leva ações de saúde no campo

Numa parceria da Secretaria de Agricultura de Serra Talhada e a Secretaria Municipal de Saúde, equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde estará no próximo domingo (13) coletando sangue de trabalhadores rurais que realizam manejo com agrotóxico. A exposição a estes praguicidas pode trazer riscos à saúde. “Estamos providenciando, junto a Secretaria de Agricultura e […]

Leia mais…

publicado: 08/04/2014 19h30,
última modificação: 08/04/2014 19h30

Numa parceria da Secretaria de Agricultura de Serra Talhada e a Secretaria Municipal de Saúde, equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde estará no próximo domingo (13) coletando sangue de trabalhadores rurais que realizam manejo com agrotóxico. A exposição a estes praguicidas pode trazer riscos à saúde.

“Estamos providenciando, junto a Secretaria de Agricultura e Sindicados, traçar já o cronograma de ações para todo o semestre. Vamos acompanhar de perto todas estas pessoas”, informa Aron Lourenço, coordenador do Núcleo, e acrescenta que todos os exames colhidos pela equipe do Núcleo e do Laboratório Municipal serão encaminhados para o Lacen (Laborátório Central do Estado), “no caso de ser detectado alguma alteração nas amostras colhidas, aí então a Secretaria Municipal de Saúde acompanhará e dará toda assistência necessária ao individuo”, afirma ele.

A coleta será realizada pela equipe do Núcleo de Vigilância e do Laboratório Municipal a partir das 9 horas no Grupo Escolar Joaquina Pereira de Lima na fazenda São Bento.

“O exame médico periódico dos trabalhadores expostos à substâncias tóxicas é indispensável para comprovar a presença de efeitos adversos, conseqüência de medidas de controle insuficientes, práticas de trabalho inapropriadas ou exposição a níveis máximos toleráveis das pessoas expostas”, afirma o Secretário de Saúde de Serra Talhada, Dr. Luiz Aureliano.

“O Governo do prefeito Luciano Duque tem demonstrado essa preocupação com a qualidade de vida das famílias do campo. Temos procurado levar condições para que vivam dignamente e, saúde é fundamental para se viver plenamente”, finalizou o Secretário José Pereira.