Cine Cidadania leva conscientização a menores infratores em Serra Talhada

 Em Serra Talhada, a magia do cinema continua iluminando o dia a dia de adolescentes em conflito com a Justiça e que estão enfrentando problemas com as drogas. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou a segunda sessão, nessa quarta-feira (30), do projeto Cine Cidadania. A primeira película, exibida na semana passada, reuniu […]

Leia mais…

publicado: 31/10/2013 13h09,
última modificação: 31/10/2013 13h09

Cine Cidadania 1

 Em Serra Talhada, a magia do cinema continua iluminando o dia a dia de adolescentes em conflito com a Justiça e que estão enfrentando problemas com as drogas. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou a segunda sessão, nessa quarta-feira (30), do projeto Cine Cidadania. A primeira película, exibida na semana passada, reuniu dez jovens usuários do Caud (Centro de Atendimento a Usuários de Drogas) no município.

Dessa vez, cerca de 20 adolescentes do Núcleo de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto assistiram ao filme Juno, que trata sobre a problemática da gravidez na adolescência. O projeto do Cine Cidadania segue até dezembro com o objetivo de promover a inserção dos jovens e adolescentes no mundo do audiovisual através de filmes críticos que expõem e discutem a problemática vivenciada pelos garotos atendidos no sistema de Assistência Social na Capital do Xaxado.

“Esperamos provocar a reflexão sobre as consequências de uma gravidez precoce com a esperança de plantar uma semente no coração de cada um”, disse o secretário executivo de Desenvolvimento Social, Cícero Lopes. Na primeira sessão, foi exibido o documentário Cuida Bem de Mim, que levantou problemáticas vivenciadas pelas escolas públicas, destacando as mudanças no comportamento dos adolescentes dentro da sala de aula após o uso de drogas.

Nas duas oportunidades, depois da exibição, foi realizado um debate crítico acerca do tema, quando cada jovem expôs a sua visão e contribuiu para sedimentar uma rede de reflexão iniciada com o filme. A próxima sessão acontecerá no final de novembro deste ano.