Estiveram reunidos na última quarta-feira (22), representantes de diversas secretarias do município para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.
Desde 2013 que já vem sendo elaborado um trabalho de base na formação das comissões para elaboração do Plano, uma ferramenta necessária para captação de recursos por parte do município junto a esfera Federal.
Segundo Ari Amorim, articulador e assessor especial do gabinete do Prefeito, o município vem trabalhando para construção de um plano amplo, para isto vem envolvendo na discussão diversos setores da sociedade civil organizada, como igrejas, movimentos evangélicos, grupo espírita, conselho tutelar, Apae, líderes comunitários e secretarias municipais como: Cultura, Educação, Saúde, Casa da Cultura, Desenvolvimento Social e Secretaria da Mulher, que fazem link direto com as ações em favor da criança.
Este foi o segundo encontro realizado no município, assim como o primeiro, sob a coordenação e orientação do Cendhec (Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social).
O plano visa criar a política municipal de “Crianças com Todos os Seus Direitos”. “O investimento na forma correta na 1ª infância, certamente produzirá bons cidadãos”, frisou Ari Amorim, que lembrou também que o Plano vem recebendo total apoio do prefeito Luciano Duque, “até porque o município recebeu recentemente o selo de “município amigo da criança”, isso demonstra que as políticas públicas determinadas pelo chefe do executivo se direcionam neste sentido”, comenta ele.
De acordo com o representante do Cendhec, o encontro realizado nesta quarta-feira serve de preparação pata elaboração do plano final que deverá ser aprovado em um seminário a ser realizado posteriormente com a participação ampla da sociedade, daí então enviado para Câmara de Vereadores para aprovação e depois sancionado como Lei.
“Acreditamos que até junho há tenhamos esta Lei aprovada, aí então contaremos com mais uma ferramenta para trabalhar em favor das nossas crianças”, disse Ari.