Serra Talhada vai comemorar certificação quilombola

A Prefeitura de Serra Talhada se prepara para comemorar o reconhecimento da primeira comunidade quilombola do município. A certificação da vila Ponta da Serra, na zona rural, foi publicada no início deste mês no Diário Oficial da União (DOU) e bastante comemorada pelo prefeito Luciano Duque. Na tarde desta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de […]

Leia mais…

publicado: 18/10/2013 16h35,
última modificação: 18/10/2013 16h35

A Prefeitura de Serra Talhada se prepara para comemorar o reconhecimento da primeira comunidade quilombola do município. A certificação da vila Ponta da Serra, na zona rural, foi publicada no início deste mês no Diário Oficial da União (DOU) e bastante comemorada pelo prefeito Luciano Duque. Na tarde desta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Igualdade Racial convocou reunião com todas as secretarias para organizar um grande evento em favor do povoado, formado por 60 famílias. A festa está marcada para o dia 26 deste mês, a partir das 19h.

“Cada secretaria vai dar a sua contribuição com idéias para realizarmos um grande evento. Outro ponto importante nesse projeto é que procuramos escutar a própria população sobre como eles queriam festejar esse momento. Essa certificação representa a valorização da dignidade humana. O nosso município expressa uma dívida social com a população negra e isso merece ser comemorado”, comentou o secretário de Igualdade Racial, Euclides Ferraz.

Serão convidados para o evento representantes do Governo Federal, ligados à Fundação Palmares, do Governo do Estado, do Conselho Nacional de Igualdade Racial, do Movimento Negro de Serra Talhada e da coordenação de Negros e Negras de Olinda (PE). O trabalho positivo da Secretaria de Igualdade Racial de Serra Talhada, a primeira a ser criada em Pernambuco, vem estimulando também a abertura de frentes de trabalho com este objetivo em municípios vizinhos, como Triunfo e São José do Belmonte.

“Estamos sendo convocados para nos reunir com essas prefeituras e falar um pouco da nossa vivência a frente da pasta, dos nossos projetos e como fizemos para conseguir concretizar a sua instalação”, disse Ferraz. Atualmente, Serra Talhada tem 15 comunidades descendentes de escravos. Por enquanto, apenas uma foi certificada como tal pelo Governo Federal. “Temos a previsão de certificar as 14 demais até o primeiro semestre de 2014. Atualmente, o nosso município soma cerca de 800 famílias quilombolas”, explicou o secretário Euclides Ferraz.Reunião 1

Durante a reunião preparatória desta quinta, participaram secretários e representantes das pastas de Igualdade Racial, Agricultura, Mulher, Obras, Planejamento, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Finanças e Serviços Públicos.