Atuando em conjunto, as secretaria de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação de Serra Talhada superaram os índices nacionais no acompanhamento às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Em 2013 o município acompanhou a freqüência escolar de 98,44% das crianças e adolescentes, na faixa de 6 a 17 anos, superando a média nacional que foi de 85,84%.
Na saúde o acompanhamento das famílias com crianças até 7 anos e gestantes, efetuado pela SDS de Serra Talhada atingiu a marca de 99,99%, enquanto a média nacional é de 73,12%.
“Os resultados obtidos são frutos de uma interação entre as secretarias do município. É determinação do prefeito Luciano Duque a transversalidade entre as ações das secretarias e isto vem dando resultados, os números provam”, declara Josenildo André Barboza, secretário de Desenvolvimento Social.
Este comportamento vem tornando a as ações da SDS de Serra Talhada uma referência em toda região, e através do trabalho da mesma, o município consegue impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.
De acordo com números apresentados pelo secretário, graças as ações da Secretaria possibilitou-se que o Governo Federal repassasse, diretamente para o cidadão, no município, quase R$ 39 milhões, somente neste ano de 2013. “Só do Bolsa Família foram quase R$ 16 milhões, e estes recursos circularam e fizeram movimentar a economia de Serra Talhada”, enfatiza Josenildo.
Para o secretario, o trabalho desenvolvido na área social é uma das principais molas de desenvolvimento local e vem sendo realizado com seriedade e buscando sempre atrair mais e mais recursos em favor da população, que no final “transforma-se no combustível da nossa economia”, frisa ele.