(Texto: Rochany Rocha)
Nesta amanhã (09), acontece, em Recife, um ato público na Assembleia Legislativa com objetivo de cobrar do Governo Federal, medidas urgentes para conter a crise que se alastra no país.
O movimento, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, será realizado até as 11h, em seguida, os prefeitos vão ao encontro do Governador Paulo Câmara, no Palácio das Princesas.
Mais de 100 municípios participam da paralisação e 110 prefeituras prometem parar suas atividades e executar apenas os serviços essências. Serra Talhada também aderiu ao movimento. Uma caravana de funcionários partiram esta madrugada para a capital pernambucana em apoio ao movimento, além de secretários e o Prefeito Luciano Duque.
O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, diz que não é de hoje que os gestores,através de suas entidades representativas, anunciam o estado de falência em que se encontram os municípios, lembrando que desde 1988, com o estabelecimento de novos programas a partir dos direitos firmados na Constituição, a União passou a criar programas para serem executados pelos municípios sem uma justa divisão de recursos, não repassando a totalidade do custeio.
“Com a redução do FPM a população fica prejudicada. Em Serra Talhada estamos investindo em todos os serviços, afim de proporcionar mais conforto, comodidade e qualidade de vida à população. Mas sem o repasse, fica difícil manter os equipamentos funcionando apenas com os recursos próprios do município. Essa luta não é só da Prefeitura e sim de todo o povo de Serra Talhada, que precisa dos serviços e nós, como representantes do povo, temos a obrigação de entrarmos nessa batalha”, finaliza Luciano.