O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Josenildo André Barbosa, viajou para o Recife para cumprir dupla pauta do interesse do município, uma delas diz respeito ao Programa “Pernambuco no Batente”, um programa que será levado adiante numa parceria Governo do Estado e Município e que visa a inclusão das cadeias produtivas.
Ele participou da palestra que aconteceu no auditório da Compesa, na capital pernambucana, nesta quarta-feira (13). A palestra teve como tema: “Programa de Inclusão Produtiva PE no Batente, com foco na Empreendedorismo e Economia Solidária” e foi realizada pela SEDSDH (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)
Segundo depoimento do secretário, em Serra Talhada já existe todo plano traçado. Num primeiro momento, de acordo com Josenildo, será trabalhada a cadeia produtiva do leite, com foco nos aparelhos já existentes no distrito de Água Branca, Bernardo Vieira e Tauapiranga (São João). No caso de Bernardo Vieira, como a unidade beneficiadora de leite daquele distrito ainda não está equipada, estuda-se a possibilidade de através do programa “PE no Batente”, tomar-se tal providência.
“Nesta cadeia produtiva do leite existem 200 famílias que receberão capacitação para atuação em todo processo, desde a silagem, sondagem, produção de queijos e derivados até a comercialização dos produtos”, informa Josenildo.
Todo projeto já foi aprovado e em breve estará sendo posto em execução no município, é o que garante o secretário que disse também que, atendendo reivindicações do prefeito Luciano Duque, analisa cuidadosamente a possibilidade de investir em outras cadeias produtivas e exemplificou a questão do trabalho dos catadores de recicláveis para um aproveitamento e inclusão de toda esta cadeia no mercado.
O prefeito Luciano Duque vê com muito entusiasmo o Programa e acredita que esta seja mais uma ferramenta que ajudará na “inclusão de cidadãos no desenvolvimento do município”, declarou ele.