No último dia 12 o Governo de Serra Talhada, através da sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) inaugurou no Distrito de Loanda, zona rural do município, a Unidade de Inclusão Produtiva e o Serviço de Convivência.
Já naquela oportunidade o secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André, informava que a finalidade dos aparelhos era trabalhar a permanência dos jovens no campo, “mas uma permanência com qualidade e dignidade”, disse ele e, esta qualidade, na visão do secretário está atrelada a capacitação da mão-de-obra que possibilitará um convívio mais lucrativo e prazeroso dos jovens com as atividades rurais.
Colocando em prática o discurso, a SMDS leva, numa parceria do município e o Governo Federal, pela primeira vez cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) para zona rural.
126 jovens estão matriculados nos cursos de Agricultor Orgânico, Bovinocultor de Leite, Forragicultor, Operador de Implementos Agrícolas e Operador de Sistema de Irrigação, oferecidos pela Unidade de Inclusão Produtiva e ministrados na Escola Municipal Fausto Pereira. Além destes 5 cursos, mais 2 cursos ligados a cadeia produtiva do leite, vem sendo realizado em parceria com o Governo Estadual através do Programa “PE no Batente”.
“Esta é uma das principais ações do Governo Luciano Duque na zona rural, é a primeira vez que o Pronatec ministra seus cursos na zona rural. Ao todo são 7 cursos oferecidos aos jovens do campo, capacitando-os e dando-lhes condições de tirarem da terra seu sustento e de suas famílias, com dignidade e qualidade de vida”, disse Josenildo.
Além da Unidade de Inclusão Produtiva, o Serviço de Convivência da SMDS, já começa a identificar as potencialidades da comunidade para atuar com atividades culturais, através de oficinas de danças regionais ou outras aptidões, bem como através da inclusão digital. “Estamos conversando e descobrindo na comunidade sua principal vocação, aí então começaremos a atuar”,informou o secretário.