Saúde em Pauta

Curso de atualização para funcionários públicos de Serra Talhada chega ao fim com solenidade e entrega de certificados […]

Leia mais…

publicado: 08/12/2015 13h15,
última modificação: 08/12/2015 13h15

Por Cristiane Cavalcante/ Fotos: Orlando Telles

Foi realizada na manhã da última segunda-feira, 07, a solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso “Saúde em Pauta”, para agentes de saúde e educadores da assistência social do Município de Serra Talhada. O evento aconteceu por volta das 09:00 horas no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença da Secretária de Saúde, Márcia Conrado, da Secretária da Mulher, Mônica Cabral, do Secretário da Controladoria do Município, Theunas Peixoto, que estava representando o prefeito Luciano Duque, e da cientista social e facilitadora do curso, Simone Ferreira, educadora da OSC (Organização da sociedade civil) SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Mais de 50 funcionários da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, homens e mulheres, foram beneficiados com o curso de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos. O “Saúde em Pauta” foi uma iniciativa pioneira realizada na cidade graças a uma parceria entre as Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial e da Mulher, através de recursos advindos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo Federal.

O curso teve a carga horária de 316 horas, com início em abril de 2014 e término em dezembro de 2015, e um conteúdo programático de cinco módulos. Entretanto foram realizados seis módulos, devido ao pedido dos alunos que desejavam mais conhecimentos sobre “Enfretamento a violência contra à mulher”, e que foi de imediato atendido pelos organizadores.

Para Mônica Cabral, a realização do curso foi um marco na história de Serra Talhada. “O curso nos afirmou a necessidade dessas políticas, e tornou possível a criação de mais 50 colaboradores e multiplicadores, que estão se tornando atores dessas mudanças e plantando essa semente de conhecimento no seu cotidiano, no

seu trabalho e na comunidade em que estão inseridos. Só temos que comemorar, pois tivemos muitos resultados positivos e vamos dar continuidade a esse trabalho, com outros cursos e outras propostas. Ficou claro que podemos fazer a mudança através do conhecimento e do diálogo”, afirmou a Secretária da Mulher.