(Fotos: Orlando Telles/ Texto: Rochany Rocha)
Depois de um período parado, o Programa de Aquisição de Alimento – PAA, que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar, auxiliando numa das etapas do processo produtivo, que é a comercialização dos produtos de maneira rápida e descomplicada, volta a funcionar em Serra Talhada.
Mais de 120 produtores estão inscritos no programa, focando suas atividades na cultura da banana, alface, ovos de galinha caipira, frango de granja, entre outros, garantindo mais de 113 mil toneladas de alimentos.
Segundo o Secretário de Agricultura Familiar, José Pereira, “mesmo com toda a crise hídrica, pela qual Serra Talhada vem passando, o cinturão verde municipal nunca deixou de produzir”.
Já o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Josenildo André, afirma que “o PAA permite, acima de tudo, o fortalecimento da agricultura familiar”.
“Cerca de 30 entidades, entre creches, escolas, Apae, etc., são beneficiadas com o Programa, pois adquirem produtos de qualidade com preço justo. E o agricultor também ganha, garantindo a venda de toda sua produção”, informa Josenildo.
O programa, mantido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, investe quase 700 mil em Serra Talhada. “Programas como esse contribuem para a manutenção da agricultura familiar. A garantia da produção, venda e compra proporciona mais qualidade de vida, independência financeira e garante às instituições a certeza de que estão adquirindo produtos saudáveis e de qualidade’, finaliza o Prefeito Luciano Duque.