Projeto “Caminhos do Futuro”: profissionais do CAPS AD participam de oficinas pedagógicas

 Durante 05 dias (de 30 de setembro a 04 de outubro), profissionais do CAPS AD/ III Regional Espaço Nova Vida, participaram da primeira oficina pedagógica de Formação de Tutores do projeto “Caminhos do Cuidado”, que tem como objetivo capacitar agentes comunitários de saúde em toda região. Além dos agentes de saúde, o projeto visa capacitar […]

Leia mais…

publicado: 11/10/2013 15h18,
última modificação: 11/10/2013 15h18

 Durante 05 dias (de 30 de setembro a 04 de outubro), profissionais do CAPS AD/ III Regional Espaço Nova Vida, participaram da primeira oficina pedagógica de Formação de Tutores do projeto “Caminhos do Cuidado”, que tem como objetivo capacitar agentes comunitários de saúde em toda região.

Além dos agentes de saúde, o projeto visa capacitar também um auxiliar ou técnico de enfermagem em cada equipe de saúde da família. Eles receberão informações sobre procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimentos aos usuários de drogas, tudo isso visando sempre a redução de danos.

A capacitação do pessoal procura atender com maior qualidade os usuários (com ênfase em crak, álcool e outras drogas) e também seus familiares.

Esta ação se insere no eixo do cuidado, do plano integrado de combates às drogas que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

“Nossa preocupação não se restringe apenas ao usuário de drogas, vai mais além, chega até aos familiares, vítimas diretas de todo este processo. Como já frisei algumas vezes, trabalhamos sempre focando a prevenção e a melhoria da qualidade de vida de toda população”, declarou o Dr. Luiz Aureliano, secretário de saúde de Serra Talhada.Caminhos 1

O prefeito Luciano Duque reforça as declarações do secretário e diz que “o município trabalha incessantemente no combate às drogas. Tanto a Secretaria de Saúde com seus aparelhos, como os CAPS e a secretaria de Desenvolvimento Social, através de diversos aparelhos, entre eles o CAUD, que é referência em toda região e diversos programas exclusivos na área e ainda as secretarias de Educação e de Esportes. Temos um olhar especial para este problema”, finaliza.