O secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues, participou na última segunda-feira (27/03) de uma reunião na Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH para tratar sobre a criação da Unidade de Conservação de Serra Talhada, que é uma das propostas do plano de governo da atual gestão municipal.
No segundo semestre de 2021, o município já havia dado entrada ao processo de criação da unidade junto à CPRH, estando aguardando o andamento do processo. “Com a criação da unidade de conservação, Serra Talhada passará a receber mais ICMS Ambiental e estará garantindo a prevenção ambiental da área em questão”, explicou Sinézio Rodrigues, que saiu da reunião com o comprometimento do novo presidente da CPRH, Anchieta José dos Santos, de empenhar esforços para a realização de um estudo de viabilidade da unidade na capital do xaxado.
“Foi uma reunião proveitosa, onde o presidente se mostrou bastante flexível, comprometido e solícito com a iniciativa do governo serra-talhadense em estabelecer uma unidade de conservação no município, reafirmando que trabalharia para que Serra Talhada possa ter sua solicitação atendida, e ainda sugeriu que fossem tomadas as medidas necessárias para tombar a serra da cidade como patrimônio municipal junto ao IPHAN”, completou Sinézio.
Após a reunião em Recife, uma delegação da CPRH esteve em Serra Talhada nesta quarta-feira (29) discutindo a viabilidade da Unidade de Conservação com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
A delegação estadual foi composta pela diretora de Biodiversidade e Unidades de Conservação, Terezinha Uchôa; pelo gerente das Unidades de Conservação, Gleydson Galeno; pelo gestor do Parque Estadual da Mata da Pimenteira, Rodrigo Ferraz; e pelo gestor da ESEC Serra da Canoa, Erikson da Silva.
Além de uma reunião na sede da SEMMA, com a presença do secretário Sinézio Rodrigues, do diretor de Meio Ambiente, Paulo Guerra, e da técnica ambiental, Erika Santana, foi realizada uma visita técnica à serra onde a unidade será implantada caso a solicitação do município seja atendida pelos órgãos responsáveis.