Qualificação da Educação. Este é o compromisso do Governo Luciano Duque “e isso passa pela melhoria das escolas da rede municipal de ensino, da construção de novas Escolas, melhoria do transporte escolar e principalmente qualificação dos professores ligados à rede de ensino do município”, reforçou o prefeito no seu pronunciamento na manhã desta segunda-feira (07), no I Fórum Regional do Pajeú, realizado pela Secretaria de Educação de Serra Talhada (SEST), na abertura do 2º Semestre Letivo.
O evento que foi aberto as 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Serra Talhada e ainda se estenderá durante todo o dia, continuando amanhã, terça-feira (8), com diversas capacitações, desta vez nas dependência da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST).
“Ressalto a importância de um Fórum Regional como este, por que a meu ver oportuniza para que muitos profissionais busquem esta qualificação, reforço também que sempre teremos muito a ensinar e principalmente a aprender. Agradeço ao prefeito Luciano Duque pelo esforço, sem este seria muito difícil realizarmos algo tão importante para educação”, afirmou o Secretário de Educação de Serra Talhada, Edmar Júnior, para um auditório completamente lotado.
“Não descansamos quando o assunto é qualificação profissional, pois penso que o plenamente e a profissionalização trazem os resultados que almejamos na construção de uma sociedade melhor. Na educação é exatamente assim, melhores escolas e condição de ensino resultam em melhor aprendizagem, como exemplo, cito que investimento em programas como IQE (Instituto Qualidade do Ensino) e ALFA e BETO que estão proporcionando mais eficiência no quesito ensino/aprendizagem. Esta linha de entendimento não parte apenas de nós, o Governo Federal está alinhado, pois chegamos a conclusão que somente a educação é capaz de construir uma sociedade melhor”, afirmou Luciano Duque ao usar a tribuna.
O encontro contou com as presenças de profissionais da área como: Ivania Suene, Psicóloga em saúde mental e Coordenadora do núcleo psicossocial, Drª Isabela do Rego Barros (Fonoaudióloga), Drª Renata da Fonte (Fonoaudióloga), Drª Nadia Azevedo (Fonoaudióloga), Maria Goretti Neiva (Psicóloga), Maria Jucineide Melo (Psicopedagoga), além de secretários de governo, vereadores, professores e o povo em geral.
Nesta terça-feira (8) o Fórum continua com o evento: Vivencias e Oficinas e vai acontecer na FAFOPST com início previsto para iniciar as 8 horas;.
Diversas salas serão montadas abrangendo vários temas:
Sala 01 – Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e da Escrita / Dra. Isabel Barros – Fonoaudióloga ( UNICAP)
Sala 02 Distúrbio de Linguagem na criança em Fase Escolar/ Dra. Renata da Fonte – Fonoaudióloga (UNICAP)
Sala 03 – Como Aprender Brincando?/ Dra. Keise Nóbrega – Terapeuta Ocupacional (UFPE)
Sala 04 – As competências necessárias para o professor o século XXI/ Profª. Ms Josineide Melo – Psicopedagoga (UFBa)
Sala 05 – A criança e o Adolescente e suas responsabilidades sócios-educacionais/ Esp. Juraci Santana – Assistente Social (UFRB)
Sala 06 – O desenvolvimento infantil e suas etapa sócio-cognitivas/ Dra. Maria Goretti Estima Neiva – Neuropsicóloga, psicomotricista e psicopedadoga
Sala 07 – Trantornos do Espectro Autista e Transtornos da Ansiedade/ Dra. Rosa Magaly Morais – Psiquiatra da Infância e da Adolescência (CENPI-SP)
Sala 08 – Como reconhecer o TDAH?/ Dr. Ênio Andrade – Psiquiatra (SP)