A VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Serra Talhada terminou nessa sexta-feira (9). O evento debateu o tema “A Gestão e o Financiamento da Efetivação do Suas (Sistema Único da Assistência Social)” e reuniu um público de cerca de 300 pessoas se fizeram presente aos debates durante dois dias. A conferência, que iniciou na última quinta (8), foi direcionada a técnicos, colaboradores e usuários do sistema de assistência social no município. Ao final, foi preparada pauta propositiva contendo uma série de sugestões de aprimoramento do trabalho que será encaminhada às conferências estaduais e nacionais.
O prefeito Luciano Duque realizou a abertura do evento ressaltando que Serra Talhada foi uma das cidades da região que mais avançaram em políticas sociais nos últimos 10 anos implementadas, principalmente, pelos programas sociais do Governo Federal. “Esses programas estão causando uma transformação libertadora em nosso município. Encaro dessa forma porque, por muito tempo, os mais humildes saíram do jugo dos políticos que viviam do suor dos mais necessitados”.
A palestra de abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Serra Talhada contou com a explanação da Diretora Executiva do CEDCA – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, Lídia Lira. Participaram do lançamento do evento o presidente do Conselho da Assistência Social de Serra Talhada, Virgílio Pereira Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Social, André Barbosa.
Em seu discurso, Barbosa fez questão de prestar contas do trabalho que vem sendo executado durante os seus oito anos de gestão à frente da pasta da Ação Social. “Só em 2012 e 2013, a ação social injetou milhões na economia local com ações de amparo e assistência aos mais necessitados. Implantamos um centro de ressocialização que virou referência no Estado, estamos montando uma rede de Cras (Centro Referência em Assistência Social) além do exigido e graças a todos os nossos colaboradores, a assistência social em Serra Talhada vem se tornando um exemplo para Pernambuco”, afirmou.