O “Parque Ecológico das Crianças”, um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) que está sendo montado no Bairro Vila Bela, esta tomando suas formas finais.
Com a participação ativa na sua construção da comunidade e principalmente das crianças do bairro, os pneus que compõe o parque ganham formas e cores e começa a dar um novo visual a praça do bairro.
Sob a coordenação de Elis Lopes Garcia, diretora de Igualdade Racial do Município, as crianças “botam a mão na massa” e constroem os brinquedos que serão usados por elas mesmas dentro de poucos dias. “Na verdade tudo isto já se transformou numa grande brincadeira. Demos início agora as montagens das jardineiras e vamos em seguida passar para os brinquedos”, declarou Elis.
Os brinquedos que a diretora se refere são dragões, jacaré, largarta, cobra e outros que nascem na imaginação das crianças, todos confeccionados em pneus usados que foram retirados da área urbana da cidade pelo Núcleo de Vigilância em Saúde, na campanha de combate a Dengue e doados para serem reciclados e transformados em lazer para as centenas de crianças do Vila Bela.
“É um projeto da nossa Secretaria que envolve outras Secretarias do Município, como a Secretaria de Saúde, de Meio Ambiente e Igualdade Racial e Serviços Urbanos, por exemplo, e que estamos tocando com a participação das crianças do bairro, sempre explorando a máxima de que quem constrói não destrói, e estamos até agora tendo um bom resultado”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Josenildo André.
Os trabalhos de montagem do Parque está realmente se transformando no grande lazer das crianças, a animação pode ser registrada tanto na construção do mesmo como nas paradas para o lanche que se transforma numa verdadeira festa.
O bairro que conta com mais de 5 mil moradores é o primeiro a receber o Parque, que faz parte de um projeto que inclui ainda os bairros do Borborema, Caxixola e Bom Jesus;
Segundo Elis Lopes, até o final do próximo mês a Prefeitura estará entregando o Parque totalmente montado “estamos inclusive providenciando o plantio de 20 mudas de árvores de grande porte nativas da caatinga para arborizarem a área”, informou ela. Segundo os planos da SMDS, até o final do ano os Parques dos outros bairros também já estarão funcionando.