Equipe do CRAM troca experiencias em Petrolina

Encontro teve objetivo de buscar melhorias nos serviços […]

Leia mais…

publicado: 01/09/2015 11h40,
última modificação: 01/09/2015 11h40

CRAM

A equipe técnica do Centro de Referencia de Atendimento a Mulher – Francisquinha Godoy, participou, no último dia 26, do 1º Encontro Regional dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de Violência do Sertão, que aconteceu na sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Valdete Cezar, em Petrolina.

Segundo a Diretora Geral de Enfrentamento à Violência de Gênero (DGEVG) da SecMulher de Pernambuco, Sileide Oliveira, “nossa proposta é reunir os centros de referência uma vez no mês para pautarmos temas referentes ao funcionamento do serviço, bem como nivelar informações acerca das ações que o Estado vem desenvolvendo para o enfrentamento da violência contra as mulheres”.

O encontro teve como temas: Monitoramento Eletrônico; Patrulha Maria da Penha e Cadastro das Mulheres no CIODS, “alem de algumas das ações contidas no Programa Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre, lançado em 2013, e hoje batizado de Justiça para as Mulheres: punição para os agressores”, complementou  a assessora do Núcleo de Abrigamento da SecMulher-PE, Michelle Couto.

“Há algum tempo os Centros reivindicavam da SecMulher/PE capacitação para a equipe técnica, e apesar de cansativo, a troca de experiência e conhecimento entre os profissionais é gratificante. O próximo encontro será sediado na Cidade do Coração da Gente dia 17 de setembro, onde estaremos recebendo os profissionais dos CRAM’s de Petrolina e Granito. Os temas abordados nesse encontro foram importantes, no entanto, todas as ações estão concentradas na Região Metropolitana do Recife.”, afirmou Rosineide da Silva, Coordenadora do CRAM.

Para Mônica Cabral, Secretária da Mulher de Serra Talhada, “o Estado aos poucos está ampliado as ações para os demais municípios, a exemplo de Caruaru que recentemente foi contemplada com uma viatura da Patrulha Maria da Penha e com o cadastro no CIODS. Existe, segundo a SecMulher/PE, uma proposta de ampliação: as Patrulhas, inicialmente são para os Municípios que já possuem DEAM (Goiana, Vitória, Surubim, Garanhuns e Petrolina), o que não impede que Serra faça a solicitação e vamos fazê-la, já o cadastro no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) prioritariamente será ampliado para os municípios que já possuem Centros”.

Hoje, o Estado conta com 28 Centros funcionando, destes, apenas 3 estão situados no Sertão (Petrolina, Serra e Granito). Em Serra Talhada o equipamento foi inaugurado em março de 2015, e é um espaço estratégico na Política Municipal de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, de acolhimento e acompanhamento psicológico e social as mulheres em situação de violência, orientação jurídica e encaminhamento para serviços.