Aconteceu na última quinta-feira (03), o encerramento do projeto “Se Mexendo e Remexendo na Terceira Idade”, realizado no ILPI Abrigo Ana Ribeiro, em Serra Talhada. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, e com financiamento do Programa Parceiro do Idoso, do Banco Santander.
O projeto tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados no ILPI, através de intervenções técnicas multidisciplinares e do incentivo às relações familiares, sociais e comunitárias. A ação contou com contou com três etapas de intervenção durante sua execução no ano de 2017: contratação de profissionais de saúde, melhorias na estrutura física e doação de equipamentos.
“Primeiro nós contratamos nutricionista, terapeuta e assistente social para atuar dentro do abrigo durante todo o ano, depois trocamos o piso do pátio e da lavanderia, além do revestimento das paredes, e por último adquirimos equipamentos para atender às necessidades dos idosos do abrigo, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bancas de apoio e ventiladores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Josenildo Barbosa. Ainda segundo ele, a etapa 2018 do projeto já encontra-se em andamento.
O Diácono Rogério Brito, diretor do ILPI, agradeceu o apoio do município ao abrigo. “Agradeço muito ao secretário Josenildo Barbosa e ao prefeito Luciano Duque, pois, essa é uma entidade filantrópica, que tem necessidade de ajuda. Agradecemos também à comunidade que tomou conhecimento das nossas dificuldades e está nos ajudando assim como o poder público”, disse.
Participaram do encerramento do projeto, o vice-prefeito Márcio Oliveira, representando o prefeito Luciano Duque, e o presidente da Câmara de Vereadores, Nailson Gomes. “O governo de Serra Talhada está sempre à disposição para que possamos estreitar nossas parcerias de fortalecimento ao abrigo, uma entidade importante que desempenha um papel fundamental na comunidade”, pontuou Márcio Oliveira.