Na noite desta segunda-feira, um evento para ficar gravado na história do município foi realizado pelo Governo de Serra Talhada para homenagear personalidades que contribuem com o desenvolvimento da cidade, através da maior honraria do Governo serra-talhadense, a Comenda Agamenom Maglhães, que foi instituída pela Lei Orgânica municipal em 1987 e que foi outorgada agora pelo prefeito Luciano Duque e concedida pela primeira vez.
O ato que aconteceu na casa de recepções Marias, no centro da cidade, marcou de forma brilhante a abertura das festividades de aniversário de 163 de emancipação da Capital do Xaxado e reuniu diversas personalidades da política de da classe empresarial.
10 personalidades foram agraciadas com a Comenda que trás o nome do governador Agamenom Magalhães, um dos filhos mais ilustres da cidade. Segundo o prefeito, o nome da honraria é uma homenagem ao político que “serve de norte para nossa gente”, disse ele.
Antes do evento, às 19:00 teve inicio a solenidade de reinauguração da restauração do busto de Agamenon Magalhães, da Praça batizada com o nome do ex-governador e que fica na Concha Acústica, marco zero de Serra Talhada. Pelas mãos do artista serra-talhadense, Paulo Rodrigues (Parosi), o busto recebeu um novo visual em sua base, uma obra que evidencia o grande estadista que foi Agamenon. Participaram deste ato, D. Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, filha mais nova do ex-governador e o seu filho, o senador Armando Monteiro Neto.
Logo após a inauguração todos se encontraram No Marias Recepções para coroar a noite com a entrega das comendas aos agraciados: Senador Humberto Costa, que não pode comparecer e se fez representar pelo ex-deputado Dilson Peixoto, Professor Valmar Corrêa, Dr. Josias Albuquerque, Sr. Newton Gibson, Deputado Federal Inocêncio Oliveira, representado pelo seu neto, Victor Oliveira, Dr. João Cosme de Magalhães, Sr. João Duque Sousa, os desembargadores; Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti e Jovaldo Nunes (este representado pela Juíza de Serra Talhada, Dra. Flavia Fabiane ), e a filha do homenageado, Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro.
Falando para a platéia formada por políticos, empresários, servidores públicos municipais, secretários de governo entre outras autoridades, o prefeito do município, Luciano Duque, lembrou do orgulho de ser da terra de Agamenon: “Estamos aqui para comemorar os 163 anos de emancipação de Serra Talhada e hoje aproveitamos para fazer estas justas homenagens a aqueles que construíram este município”, afagando na sequencia a filha do homenageado: “Dona Maria do Carmo aqui também é a sua terra, a senhora nos traz a lembrança de que somos todos frutos da mesma árvore e pertencemos a mesma raiz, obrigado por ter aceito o nosso convite”, disse o Luciano.
A comenda Agamenon Magalhães, a primeira da história do município, reuniu elementos para prestar de forma grandiosa, uma homenagem a homens e mulheres que contribuem com o desenvolvimento local.
Mais de 500 pessoas participaram do evento, entre eles políticos de toda região. A prefeitura de Serra Talhada na oportunidade ofereceu um jantar aos convidados e em seguida, na Estação do Forró a festa aconteceu ao som de bandas, levando alegria e descontração para população.