Na última sexta-feira, 15 de junho, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é conscientizar a população em geral quanto à existência da violência contra a pessoa idosa, garantindo o envelhecimento da população de forma saudável, tranquila e digna, uma vez que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, e que só no Brasil, existem quase 29,4 milhões de pessoas idosas, representando 14% da população segundo dados da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios Contínua – PNAD.
O Município de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Municipal do Idoso, realizou, no ano de 2014, um diagnóstico no intuito de conhecer a realidade das pessoas idosas no município, sendo constatadas diversas situações de violência contra as pessoas idosas, incluindo a violência institucional, financeira e patrimonial.
Como estratégia de enfrentamento ao problema detectado pelo diagnóstico, o município de Serra Talhada implantou o Centro de Referência do Idoso –CRI em 2015, equipamento destinado à pessoa com 60 (sessenta) anos ou mais. Desde então, o equipamento atua na perspectiva da prevenção e combate à violência com norte nas legislações federais e específicas que amparam os direitos da pessoa idosa.
O equipamento desenvolve ainda um trabalho de convivência grupal com a oferta de atividades diárias para os usuários, como teatro, dança, música, coral, educação para jovens e adultos, atividades físicas, reuniões de grupo que oportunizam a disseminação de direitos e temáticas atuais contribuindo com a inclusão dos idosos na sociedade.
Qualquer tipo violação aos direitos da pessoa idosa pode ser denunciada através do Disque 100. O contato do Conselho Municipal do Idoso de Serra Talhada é (87)3831.4864 – Ramal 213.