Conselho das Cidades aproxima ainda mais governo da população

  O prefeito Luciano Duque, junto com representantes de associações, sindicatos, vereadores e lideranças de bairros, compareceu, nesta segunda-feira (26), à votação dos membros do Conselho das Cidades. O órgão será criado pela primeira vez no município com o objetivo de debater, planejar, sugerir e acompanhar mudanças que beneficiem a população urbana, identificando problemas e […]

Leia mais…

publicado: 26/08/2013 18h14,
última modificação: 26/08/2013 18h14

 

O prefeito Luciano Duque, junto com representantes de associações, sindicatos, vereadores e lideranças de bairros, compareceu, nesta segunda-feira (26), à votação dos membros do Conselho das Cidades. O órgão será criado pela primeira vez no município com o objetivo de debater, planejar, sugerir e acompanhar mudanças que beneficiem a população urbana, identificando problemas e apontando soluções que possam contribuir com o desenvolvimento de Serra Talhada.

 
A iniciativa para fundação do órgão foi da Secretaria de Planejamento e Gestão do município que, na oportunidade, apresentou algumas das primeiras propostas enviadas ao Conselho das Cidades para aprimoramento do aparelho público, bem como a minuta da lei que institui o Conselho. A legislação que cria o equipamento será apresentada à Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Luciano Duque em breve.
 
O aparelho será formado, prioritariamente, por representantes da sociedade civil organizada, que poderão interferir com sugestões em diversos temas de interesse urbano, como habitação, trânsito e meio ambiente, por exemplo. A criação do Conselho das Cidades também irá facilitar a transferência de recursos federais para a execução de obras em Serra Talhada e nasce após a 2ª Conferência Municipal das Cidades, realizada na Capital do Xaxado no primeiro semestre deste ano.

 

“É imprescindível que a população se interesse por esses elos de diálogo, porque não adianta ficar apenas na crítica fácil. Estamos convocando a população para nos ajudar a governar. E alertamos para um maior engajamento da própria sociedade nestas iniciativas”, comentou o prefeito Duque.

Conselho 2“É muito importante o município implantar o seu próprio Conselho das Cidades para atender, principalmente, as exigências do Governo Federal e preparar o município para captação de recursos necessários ao desenvolvimento local”, comentou a secretária de Planejamento e Gestão, Luciana Magalhães.