Trinta e sete estudantes do Colégio de Aplicação – CAFAFOPST, de Serra Talhada, conquistaram medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Agência Espacial Brasileira – AEB, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira – SAB.
Foram 05 medalhas de ouro, 08 medalhas de prata e 24 de bronze. A 23ª edição da OBA foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma on-line, e os resultados foram divulgados no último dia 14 de dezembro. Os medalhistas estão pré-selecionados para a fase online das seletivas que escolherá 20 estudantes para compor as equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.
Além da OBA, alunos do Colégio de Aplicação também se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciência – ONC. A aluna Ana Clara de Lima Valgueiro Malta, do 8º ano, conquistou a medalha de bronze, enquanto outros 08 alunos receberam menção honrosa da Olimpíada.
A entrega dos certificados, medalhas e menções honrosas aconteceria de forma individual nesta quarta-feira (17.03) durante o horário de aulas no Colégio de Aplicação, porém, com a paralisação das aulas a entrega acontecerá em outro momento a ser definido pela direção escolar.
“É uma alegria muito grande pra gente ver o empenho dos nossos alunos do Colégio de Aplicação, premiados com 37 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e medalha e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciência. Esse é o resultado de um trabalho coletivo, que mesmo diante de uma pandemia, onde todos precisaram se reinventar, estamos colhendo frutos. Aproveito para parabenizar todos do colégio e, principalmente, todos os alunos que participaram da olimpíada e que deram o melhor de si, representando Serra Talhada”, festejou a prefeita Márcia Conrado.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma olimpíada científica, realizada anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, e com patrocínio da Universidade Paulista – UNIP.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.
Relação de alunos medalhistas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):
Livia Maria Rodrigues Martins – Ouro
Thales Siqueira Lopes Queiroz – Ouro
Lucas Cauã Honorato Leite – Ouro
Talita Alves Pereira de Souza – Ouro
Tawan Inácio da Silva Sá – Ouro
José Lucas de Souza Lima – Prata
Josimere Gomes Magalhães – Prata
Luiz Gustavo Santos de Menezes Teles – Prata
Artur Oliveira Carvalho – Prata
Maria Jerciany Gomes Magalhães – Prata
João Gabriel de Brito Carvalho – Bronze
Viviane Maria de Lima Souza – Bronze
Maicon Natan Bezerra de Souza – Bronze
Maria Júlia Ferreira Campos – Bronze
Thallya Emilly Nogueira de Almeida – Bronze
José Luis Ferreira de Melo Mendes – Bronze
Brenda Oliveira Vitório Lima – Bronze
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Bronze
Luis Augusto Nunes Alves – Bronze
João Victor de Lima Araújo – Bronze
Luis Gabriel Guerra dos Santos – Bronze
Priscilla Raiane de Souza Miranda – Bronze
Caio Victor Nascimento S. Magalhães – Bronze
Júlia Maria Araújo Nunes – Bronze
Jéssica Ramalho de Albuquerque – Bronze
Emilly Micaele Pereira de Lima – Bronze
João Lucas de Lima – Bronze
Israel Henrique Duarte Moreno – Bronze
Débora Inácio de Oliveira Cardoso – Bronze
Ana Clara Soares de Sousa Melo – Bronze
Pedro Henrique Alves Pereira de Melo – Bronze
Maria Isadora Nunes Nascimento – Bronze
Jorge Fellipe Pereira de Mendonça – Bronze
Relação de alunos medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):
Ana Clara de Lima Valgueiro Malta – Bronze
José Luís Ferreira de Melo Mendes – Menção Honrosa
Danielle Camille Diniz da Silva – Menção Honrosa
Emmely Gabrielly Duarte Lima – Menção Honrosa
José Lucas de Sousa Lima – Menção Honrosa
Kaio Victor Queiroz de Oliveira – Menção Honrosa
Ariany Ferreira Diniz – Menção Honrosa
Ana Luiza Pereira de Souza – Menção Honrosa