No último dia 01 de setembro desta ano, O governo de Serra Talhada, através da sua Secretaria da Mulher (SEMU), comemorou a aprovação da “Capital do Xaxado” no projeto da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e União Européia (UE), “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres” que tem como temática: “Mulheres, Paz e Segurança”.
O projeto está sendo implantado nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, no caso pernambucano, Serra Talhada foi o município que teve seu projeto aprovado e destacou-se para liderar um grupo onde fazem parte os municípios de Salgueiro, Carnaíba, Tabira e Calumbi.
Nesta quarta-feira (5), técnicos da CNM estiveram na cidade onde promoveram encontro com todos os municípios envolvidos para apresentar toda pauta de trabalho para realização do projeto.
O projeto da CNM busca fomentar a liderança das mulheres em todos os setores, inclusive no setor privado.
Segundo Márcia Paterno Jopperp, da CNM, o resultado do projeto, para que de fato os municípios possam figurar como áreas livres de violência contra as mulheres, depende do protagonismo das mulheres líderes e a formação de grupos intermunicipais para que estes trabalhem juntos as políticas que favoreçam a segurança das mulheres.
“Não existe solução padrão… É uma questão social e é muito importante o envolvimento da sociedade, passando por todos os setores: justiça, agricultura, saúde, educação e segurança”, declarou Márcia Paterno.
Segundo foi anunciado na reunião desta quarta-feira, serão realizadas oficinas para implantação de toda metodologia do projeto. Tais metodologias são oferecidas pela UE, resultados de experiências exitosas em diversas partes do mundo e que agora ficam a disposição dos municípios envolvidos.
As oficinas serão iniciadas no dia 25 deste mês e tem como data para conclusão de todo processo, abril de 2016;
Serra Talhada com suas ações nesta área, através do seus aparelhos (Secretaria da Mulher e CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher), tem se destacado o que levou o município a despontar como liderança da região no projeto da CNM.
Participaram da reunião, além da equipe da CNM, as equipes da SEMU, CRAM, Secretaria de Desenvolvimento Social, através do seu secretário executivo, Cícero Lopes, a secretária de Saúde, Dra. Márcia Conrado e representantes de secretarias e diretorias de todos os municípios envolvidos no projeto.