A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS, deu início, nesta segunda-feira (18), à campanha anual de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha tem amplitude nacional e, no município, terá como lema: Ficar em casa é estar protegido?
Na programação da campanha, que irá até 31 de maio, estão previstas a divulgação de vídeos com depoimentos de profissionais e a participação em rádios locais para abordar o tema e incentivar a população a denunciar casos de violações de direitos contra o público infanto-juvenil.
No contexto do enfrentamento a pandemia do Coronavírus, a campanha aborda a possibilidade de aumento nos índices, já que esse público permanece a maior parte do tempo apenas em casa. “Devido a pandemia, as crianças e adolescentes estão em tempo integral em casa e isso intensifica o uso da internet, tornando eles mais vulneráveis à aliciadores e pedófilos, além de estarem expostos a abusos por parte de familiares e pessoas próximas”, explicou a coordenadora do CREAS, Marluce Ferreira.
Dados da Ouvidoria Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apresentados em 2019, apontaram que quase 90% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados no ambiente familiar.