Na manhã desta terça-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS) cumpriu o que exige a lei e fez um raio-X da saúde no município nos 04 (quatro) primeiros meses do ano.
Os números expostos são um comparativo entre janeiro, fevereiro, março e abril de 2013 com igual período deste ano. Os registros mostraram os resultados em internamentos, cirurgias, consultas etc. e traçou um panorama quanto a receitas e despesas de responsabilidade da secretaria. O destaque ficou por conta do número de consultas. No ano passado foram realizadas cerca de 14.000 (quatorze mil), em 2014 este número saltou para mais de 24.000 (vinte e quatro mil) atendimentos.
“Nós temos plena consciência da complexidade, mas acreditamos que aonde existe boa vontade e responsabilidade não há como obter um resultado que não seja o sucesso e é isso que estamos constatando este ano, basta olhar para os números significativos no que diz respeito a consultas, onde quase dobramos os atendimentos. Existe uma cobrança do prefeito Luciano Duque e há em nós o compromisso de servir mais e melhor, atendendo sempre aqueles que de fato precisam mais”, disse Luiz Aureliano, Secretário de Saúde do Município.
A audiência Pública aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu profissionais de saúde ligados a SMS e a sociedade como um todo que acompanhou o comparativo.
“Hoje prestamos conta do esforço que estamos fazendo na saúde e dividimos o mérito com os médicos brasileiros e cubanos que impulsionaram os nossos indicadores”, disse o Prefeito Luciano Duque. Na sequência o prefeito lembrou a valiosa contribuição do Governo Federal, em especial a atenção de Dilma e dos Ministros da Saúde, primeiro Alexandre Padilha e agora Artur Chioro e fechou enfatizando o compromisso e a coragem do secretário municipal que virou o jogo quanto as deficiência em ortopedia e obstetrícia.
“Nós solucionamos os problemas da obstetrícia e da ortopedia no município que antes eram manchetes constantes nos noticiários e digo que não existe mudança se não partir primeiro de quem está no poder e não fugiremos das nossas responsabilidades”, afirmou o prefeito.