Por Cristiane Cavalcante/ Fotos: Thiago F. Santos
Mais uma vez os alunos do Colégio Municipal Cônego Torres (CMCT) se sobressaíram em um evento educacional de nível nacional. A participação dos discentes na II Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico resultou na conquista de medalha de ouro no primeiro lugar geral da competição e mais cinco medalhas, entre prata e bronze, e garantiram mais uma vez o reconhecimento para escola serra-talhadense.
São eles:
Lívia de Souza Lima Rodrigues, 9º ano- Medalha de ouro (Primeiro lugar geral)
Pedro Henrique texto Rocha 9º ano – Medalhista de prata
Marcelo Antony da Silva 8º ano Medalhista de bronze
Kaique Jhones da Silva 8º ano – Medalhista de bronze
Matheus Tavares da Silva 6º ano – Medalha de bronze
Gabriel Estevam Maciel 6º ano – Medalha de bronze
A aluna Lívia de Souza Lima Rodrigues, do nono ano, conquistou a medalha de ouro no primeiro lugar geral da competição. Para a estudante a vitória foi resultado de um sonho que ela vem buscando desde o sexto ano. “Tento ganhar desde quando estava no sexto, e agora consegui e estou muito feliz, e sei que com dedicação dá pra estudar, se divertir e ter uma vida normal, e ainda ser uma boa aluna”, afirmou.
Além da medalha e do troféu, a estudante também recebeu um tablete como premiação da comissão organizadora do evento. A jovem, que pretende ser médica pediatra no futuro, também foi presenteada com um celular pelos pais que ficaram muito orgulhosos com o esforço e desempenho da filha.
A equipe de docentes das matérias exatas da instituição de ensino é composta pelos professores Maria Ilza Gomes de Brito, Suelita Maria Carvalho de Souza, Vera Lúcia de Magalhães Sousa e Edvaldo Arruda Ferraz, e também é responsável por esse sucesso dos alunos na II OBRL. Eles ministram no colégio as disciplinas de matemática, raciocínio logico e geometria.
De acordo com a professora Maria Ilza Gomes de Brito, o trabalho vem sendo desenvolvido com os alunos desde 2011, quando os estudantes começaram a participar da extinta Olimpíada Pernambucana, que foi substituída pela OBRL. “Raciocínio lógico é uma matéria recente nos colégios e concursos, e a nossa equipe de professores se mantem firme no objetivo de estimular, incentivar e preparar os alunos para as olimpíadas e também para o futuro”, disse a educadora.
A professora Vera Lúcia de Magalhães Sousa destacou que é muito gratificante ver o interesse dos alunos e o empenho em instruir-se para participar das olimpíadas. “O que nos deixa mais feliz é ver nossos estudantes aprendendo e se destacando, isso nos enche de orgulho e satisfação, e faz valer o nosso diploma”, afirmou a docente.
De acordo com as professoras, as expectativas para as próximas olimpíadas e de conquistar mais prêmios e trazer mais medalhas para o colégio. Elas destacaram que o Colégio Municipal Cônego Torres foi a única escola pública a participar desta edição da Olimpíada e uma das que mais se sobressaíram no evento.
Sobre a OBRL
A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico é uma forma de pôr em prática o aprendizado e de aproximar as escolas do mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos, assim como desenvolver sua capacidade de concentração na solução de problemas, seja individualmente, seja em pequenos grupos. Podem participar da OBRL alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública e da rede particular de ensino.