Políticas ambientais

Conjunto de ações e parcerias foram a base para a conquista do prêmio Destaque Nacional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável. […]

Leia mais…

publicado: 26/11/2015 15h46,
última modificação: 26/11/2015 15h46
pimenteira
Imagem Ilustrativa (retirada da internet)

As ações realizadas em Serra Talhada visando a preservação das áreas verdes do município levaram a cidade a ser contemplada com o prêmio Brasil Verde – Destaque Nacional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Os cerca de 900 hectares da Unidade de Conservação da Mata da Pimenteira, que é administrada pela CPRH, abriram o caminho para que Serra Talhada fosse premiada pelo Instituto Ambiental Biosfera, que observou na sua análise as políticas desenvolvidas por municípios e empresas na promoção das ações voltadas para a preservação das áreas verdes.

Para o ambientalista Bonzinho Magalhães, “a Mata da Pimenteira é referência, foi a primeira unidade de conservação de Pernambuco do bioma Caatinga, e isso já gera norral, e nós temos as ações desenvolvidas pelo município, como a criação da secretaria de Meio Ambiente, as ações de Educação Ambiental, o trabalho desenvolvido com os agricultores, e outras ações, como por exemplo, um laboratório onde hoje tem uma torre que mede o sequestro de carbono, e isso é um trabalho da Universidade Federal Rural. Então eu vejo que o prêmio foi conquistado, e Serra Talhada tem credibilidade pra muito mais do que isso”, ressaltou o ambientalista.

Secretaria de Meio Ambiente e as políticas ambientais

A criação da Secretaria e, posteriormente, da Agência Municipal de Meio Ambiente, contribuíram para um novo patamar no desenvolvimento das políticas ambientais em Serra Talhada, com a realização de ações que contribuem, substancialmente, para a preservação e ampliação das áreas verdes do município.

O secretário Euclides Ferraz destacou alguns elementos que levaram a conquista do prêmio. “Eu elencaria a Mata da Pimenteira como base da premiação, a educação ambiental, dentro da conscientização e da conservação, e um fato importante que devemos levar em consideração que é a coleta seletiva, que é um papel valioso, quando tem a ação e a parceria do Governo do Estado, ITEP e da Prefeitura Municipal, buscando justamente ampliar as ações de cuidado com o meio ambiente”.

Diminuição das queimadas e reposição da mata nativa

A Secretaria de Agricultura Familiar tem atuado para levar mais conhecimento e conscientização ambiental aos agricultores, apresentando alternativas sustentáveis no manejo das culturas e desenvolvendo ações de preservação da natureza. “Com o modelo de desenvolvimento agroecológico, temos diminuído as queimadas e poluído menos o meio ambiente, além da distribuição de mudas de plantas nativas, para recuperar áreas degradadas, onde nesses últimos quase 3 anos, já distribuímos mais de 35 mil mudas. Temos também 11 santuários de reposição de mata nativa, que damos auxílio com a distribuição de mudas e com assistência técnica” disse José Pereira, secretário da pasta.

O prefeito Luciano Duque comentou a conquista. “Isso é fruto de uma politica que a gente vem desenvolvendo no município, desde a implantação da Agencia Municipal de Meio Ambiente, da parceria com as universidades, da parceria com a secretaria de Meio Ambiente do Estado, desde lá atrás quando começamos construir a proposta da unidade de conservação da mata da pimenteira, o trabalho que temos feito pra trazer a unidade de conservação da Serra Grande, e tudo isso se junta a um trabalho de educação ambiental. É um motivo de muito orgulho está fazendo investimentos nas áreas rurais com recuperação de matas degradadas, de matas ciliares, o que fez diminuir os indicadores de desmatamento e queimadas, então, tudo isso se soma na política que estamos construindo, e temos certeza que estamos no caminho certo”.

No total, 40 municípios e 15 empresas brasileiras receberão o prêmio, onde também serão homenageadas algumas autoridades que se destacaram na defesa da conservação florestal, são eles: Dr. Bernardo Cabral, ex- Ministro da Justiça e Senador da República; Fernando Gabeira, Jornalista e Ambientalista; Fábio Feldmann, Ambientalista; José Goldemberg, Professor da USP e Ambientalista; Deputado Átila Lyra, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados; Jayme Lemer, ex- Governador do Paraná; e Senador Valdir Raupp.