As campanhas educativas sempre bem humoradas tentam por fim a maior barreira contra o câncer de próstata: O preconceito. Apesar de todas as orientações que desmistificam o constrangimento do toque retal e evidenciam sua incontestável eficiência no diagnostico precoce da doença, milhares de homens ainda evitam enfrentar o procedimento.
Em Serra Talhada o movimento Novembro Azul conseguiu números extraordinários, provando que instruídos, o homens estão trocando o preconceito pela saúde. Somente neste sábado (15), dia do encerramento, foram realizados 100 (cem) exames de toque, o mais eficaz na detecção do câncer de próstata. Além de exames clínicos de PSA. Houve palestra com o Fisioterapeuta Leonardo Carvalho, coordenador da saúde dos homens da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), falando sobre o câncer de próstata e todos cuidados que se deve ter.
“O movimento reforça a importância de redobrar os cuidados com o diabetes e o câncer de próstata. Nós da secretaria analisamos como positiva a procura. São novos tempos, este é o tempo de se cuidar parar de viver mais e melhor”, lembrou a Dra. Marcia Conrado, Secretária de Saúde em Serra Talhada.
Os exames feitos no Centro Municipal de Saúde (antigo Sesp) foram realizados pelos Doutores Urologistas: Luiz Pinto, Breno Ferraz e Neyton Santana Diniz. Especialistas com renomada atuação em Serra talhada pelo sistema privado. Tudo foi oferecido gratuitamente pelo município na campanha do Novembro Azul.
Participaram também do encerramento da Campanha, alunos do curso de medicina da UPE em Serra Talhada.
O prefeito Luciano Duque e a primeira dama Karina Rodrigues também se fizeram presente, numa demonstração de todo apoio que seu governo vem dando as campanhas de saúde desenvolvidas pela SMS.
CATARATA – Simultaneamente aos atendimentos do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada (SMS) fez triagem e biometria em 47 paciente acometidos pela catarata. Desde o começo do ano o município tem realizados verdadeiros mutirões de cirurgia e contou com a parceria do Altino Ventura, que por mais de uma oportunidade trouxe a unidade móvel e realizou vários procedimentos cirúrgicos na sua Unidade Móvel. Os casos que não podem ser cirurgiados na Unidade Móvel, a SMS está promovendo a intervenção no município, evitando o transtornos do deslocamento até o Recife.