A Escola de Artes Antonia Pereira de Souza, ou simplesmente, Escola de Artes do Mercado como é mais conhecida em Serra Talhada, capacita cerca de 180 alunos por ano. “São pessoas que saem daqui com uma profissão, pronta para se inserir no mercado e fazer sua renda com o que ensinamos aqui”, disse Jacinta Carvalho, professora da Escola.
Este ano a Escola de Artes do Mercado completa 50 anos de existência e, em todo este tempo passou por diversas alterações, inclusive no que diz respeito a sua gerência.
Atualmente a escola é administrada pela Secretaria de Cultura de Serra Talhada (SECULT) e oferece à população diversos cursos como: Corte e Costura, Patch Aplique, Labirinto, Pintura em Tecido, Fuxico, Vagonete, Xadrez, Curso de Caixa para Embalagem, Bonecos de Feltro e Tapeçaria.
“A maioria procura o curso de corte e costura, mas, mesmo não tendo vagas acabam ficando nos outros ursos”, Disse Jacinta. Segundo ela a escola possui cerca de 180 alunos, “que só recebem o diploma quando estão de fato capacitados”, frisou ela.
Os cursos são oferecidos no turno da manhã e à tarde e as turmas são formadas por semestres. “Normalmente formamos uma turma em junho e outra em dezembro”, informou Jacinta Carvalho ao mesmo tempo que anunciou que as inscrições para novas turmas só estarão abertas em fevereiro do próximo ano.
As turmas são formadas quase que exclusivamente por mulheres, mas, já começa a se registrar a presença dos homens, atualmente, dos 180 alunos cursando os diversos cursos, apenas três são do sexo masculino.
Todos os cursos são grátis. No ato de inscrição é cobrada uma taxa simbólica de R$ 10,00 ” e mais nada”, informa a direção da escola, os alunos se responsabilizam pela compra do material que irão usar nas suas atividades.
Desde a sua fundação que a escola de Arte funciona no 1º andar do Mercado Público de Serra Talhada, na Rua Enock Ignácio de Oliveira, no principal corredor comercial da cidade.