Vigilância convoca população para combater o mosquido da Dengue

 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da sua Vigilância em Saúde lançou nesta segunda-feira (20) a campanha “10 minutos contra a Dengue”, que visa conscientizar a população para o combate ao mosquito da Dengue.   Conforme explica Aron Lourenço, coordenador da Vigilância do Município “bastam 10 minutos por semana, dedicados a retirada de criadouros […]

Leia mais…

publicado: 20/01/2014 17h40,
última modificação: 20/01/2014 17h40

 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da sua Vigilância em Saúde lançou nesta segunda-feira (20) a campanha “10 minutos contra a Dengue”, que visa conscientizar a população para o combate ao mosquito da Dengue.

 

Conforme explica Aron Lourenço, coordenador da Vigilância do Município “bastam 10 minutos por semana, dedicados a retirada de criadouros de larvas no espaço doméstico”.

 

Segundo Aron esta ação semanal tem o objetivo de  causar interferência no período de avanço do hospedeiro, impossibilitando que ovos, larvas e pupa do mosquito Aedes aegypti cheguem ao estágio adulto. “Ele vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das residências, por isso temos que ter o cuidado redobrado com nossas casas. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ter um ano com baixo índice de casos da doenças”, informa o coordenador.

 

O chamamento para campanha se dá devido o grave risco do município de  ter um surto da doença, já que os índices de infestação apresentados recentemente são preocupantes.

 

A SMS começou a tomar uma série de medidas a fim de manter Serra Talhada livre de um surto da doença. Para os técnicos da secretaria, este período de calor elevado e com a iminência da volta do período chuvoso, é um período de alerta total e, somente com a participação ativa da população é que se poderá combater com eficácia a proliferação do mosquito, uma vez que “90 por cento dos focos estão nas residências”, lembra Aron Lourenço.

 

A ação da população é fundamental durante todo o ano, e mais especificamente neste período. A Vigilância apela para população para estarem atentos aos reservatórios de água, mantendo-os devidamente fechados, caixinhas de margarinas, pneus, garrafas e muitos outros objetos abandonados em quintas, como também jarros com plantas ornamentais.

 

“É preciso um alerta total e, veja bem, apenas 10 minutos por semana para fazer uma varredura em nossa casa, não vai atrapalhar o tempo de ninguém e com certeza vai trazer muitos benefícios”, finaliza Lourenço.