Núcleo intensifica campanha e leva combate ao mosquito da Dengue para os Distritos

 O Núcleo de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando ainda mais suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.   As ações dos agentes de vigilância da SMS estão acontecendo agora nos distritos do município. Segundo informações de Aron Araújo, coordenador do Núcleo, toda equipe já esteve […]

Leia mais…

publicado: 13/12/2013 16h59,
última modificação: 13/12/2013 16h59

 O Núcleo de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando ainda mais suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

 

DENGUE 1As ações dos agentes de vigilância da SMS estão acontecendo agora nos distritos do município. Segundo informações de Aron Araújo, coordenador do Núcleo, toda equipe já esteve no Distrito de Bernardo Vieira, e neste sábado (14) estarão no Distrito de Santa Rita. Nos dias 17, 18 e 19 será a vez do Distrito de Varzinha receber a equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde e no dia 21 os Distritos de Água Branca e Tauapiranga. De acordo com o coordenador, ainda não foi agendada a data para visita ao Distrito de Caiçarinha da Penha, mas garante que isto acontecerá ainda este mês.

 

Nas visitas aos distritos, a equipe da SMS conta com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos. “Em cada distrito realizamos um verdadeiro mutirão de limpeza. Enquanto os companheiros do Serviço Público efetuam retiradas de lixões e limpeza de esgotos, os agentes do Núcleo fazem inspeções casa a casa dando combate aos vetores e, outra parte da equipe realiza palestras com a população sobre Dengue, passando informações de como prevenir para a não proliferação do mosquito, e aproveitamos também para passar informações sobre a hepatite, diarréias, etc, mas nosso foco principal é sempre a Dengue”, explica Aron.

 

Serra Talhada não consta da lista dos municípios pernambucanos que correm risco de epidemia e o trabalho da SMS visa exatamente manter o município fora desta lista. Todo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Vigilância em Saúde, é uma preparação para o período chuvoso que se aproxima e trás com ele um risco maior da proliferação do mosquito. “Precisamos ficar sempre alertas”, adverte Aron Araújo.