Aconteceu na noite desta quarta-feira a culminância do projeto “Luiz Gonzaga, rei do Baião”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Serra Talhada (SEST), através do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O EJA é uma modalidade de ensino que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio para pessoas que não tiveram acesso à escola na idade certa. Sendo assim, jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade, fora da faixa de ensino podem participar do projeto.
Através do EJA, a SEST vem procurando amenizar o analfabetismo no município atuando em várias frentes, e foi assim que o projeto chegou a Cadeia Pública de Serra Talhada, onde cerca de 20 detentos participaram do mesmo.
Na cadeia pública o projeto foi executado pelos detentos sob a orientação do professor Adelmo Constantino Gomes e teve a sua culminância naquela umidade prisional no último dia 09.
O cantor e “pernambucano do século”, Luiz Gonzaga teve sua obra escolhida para ser trabalhada como atrativo para alfabetização de jovens e adultos. A idéia partiu da coordenadora do projeto no município, a professora “Sinhá” e desenvolvido por todo corpo docente.
Para os educadores do EJA os resultados obtidos podem ser considerados “excelentes”. De acordo com a coordenadora Sinhá, a alfabetização através das músicas de Luiz Gonzaga “que tratam de temas locais, que falam da região e do dia a dia dos s sertanejos, torna-se mais fácil”, disse ela.
Dezenas de alunos e professores participaram na quadra Egídio Torres de Carvalho da apresentação final do projeto que contou com dramatização de letras de músicas do “rei do Baião”, bem como de corais, grupos de flautas e danças, todos executando a sua obra.