Na noite desta sexta-feira (6), a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU), juntamente com a Secretaria Estadual, concluíram o projeto “Mulheres Artesãs”, que capacitou 20 mulheres para confecção de artesanato.
O curso contou de 3 módulos, sendo o último, de design, ministrado pelo professor Feijó, que no encerramento, emocionado fez muito elogios as mulheres artesãs de Serra Talhada.
“Normalmente o aproveitamento do curso, em todos os municípios por onde passamos é de 50% por cento, aqui tivemos um aproveitamento de 80%, isso mostra a vontade e agarra das mulheres desta terra, e mais ainda, seu talento e sua capacidade criativa”, frisou o professor em seu discurso no encerramento.
O evento que aconteceu no Museu do Cangaço e contou com a participação do prefeito Luciano Duque, da primeira dama, Karina Rodrigues, da vice-prefeita e Secretária da Mulher no Município, Tatiana Duarte.
Na abertura, a secretária executiva da SEMU, Mônica Cabral, fez um breve relato das ações que a secretaria vem desenvolvendo visando o fortalecimento das mulheres, procurando incentivar a renda das mesmas e a criação de associações.
Segundo Tatiana Duarte, secretária da Mulher, já está sendo embrionado, com apoio da sua secretaria, a associação “Marias Artesãs de Serra Talhada”, já um fruto do projeto concluído nesta noite de sexta-feira.
O prefeito Luciano Duque, em sua fala frisou que “não tem, nada na vida mais gratificante do que fazer algo, e fazer bem”, e adiantou, “é gostoso ver o semblante de cada uma de vocês, nos passa a sensação do dever cumprido, por isso parabenizo a todas”, disse ele.
Algumas participantes do projeto, como Ailma Martins e Salete Santos, também fizeram uso da palavra e enalteceram a disposição do Governo municipal, que através dos seus aparelhos, com destaque para Secretaria da Mulher, vem dispensando um olhar especial, para as artes e a cultura, e sobretudo para as mulheres trabalhadoras, incluindo-as na cadeia produtiva do município.
Em Serra Talhada, toda produção de artesanato pode ser exposta a venda na Casa do Artesão, que reúne peças para comercialização de mais de 100 artesãos do município. A Casa do Artesão é mantida pela autarquia municipal Fundação Casa da Cultura.