Duque participou do Encontro de Prefeitos com o Governo Federal

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque se fez presente ao Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco realizado na cidade de Gravatá nesta segunda-feira (2). O Governo Federal encerrou com este, seus encontros com prefeitos e prefeitas de todo Brasil neste ano de 2013. “O primeiro aconteceu em Sergipe, em março e este […]

Leia mais…

publicado: 03/12/2013 00h23,
última modificação: 03/12/2013 00h23

ENCONO prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque se fez presente ao Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco realizado na cidade de Gravatá nesta segunda-feira (2).

O Governo Federal encerrou com este, seus encontros com prefeitos e prefeitas de todo Brasil neste ano de 2013. “O primeiro aconteceu em Sergipe, em março e este agora, o de número 31, acontece aqui em Pernambuco”, disse a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti quando se referiu ao falecimento do Governador de Sergipe, Marcelo Deda, petista histórico.

“Em todos estes encontros tivemos mais de 30 mil participantes. Só para exemplificar, hoje aqui temos mais de 1.200 participantes” comemorou a ministra e continuou: “isso é bom; Temos aqui mais de 70% dos prefeitos de Pernambuco, e foi esta a determinação da presidenta Dilma, para que percorrêssemos o país de canto a canto para ficarmos mais próximos da população”, disse a ministra

Antes dela falaram o deputado Pedro Eugênio (PT) e o Senador Armando Monteiro (PTB), ambos elencaram diversas obras do governo federal em favor de Pernambuco e dos municípios pernambucanos.

Além deles se fizeram presente o senador Humberto Costa (PT), diversos deputados federais e estaduais, e também o Secretário Tadeu Alencar representando o Governador de Pernambuco.

O prefeito Luciano Duque disse ser muito importante e oportuna a reunião com o Governo Federal, “é uma oportunidade para travarmos um encontro direto com técnicos de vários ministérios sem ter a necessidade de ir até Brasília”, declarou.

De Serra Talhada, além do prefeito Luciano Duque participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, o secretário de Desenvolvimento Social, de Serviços Públicos, Obras, Educação, Desenvolvimento Econômico, Esportes e Lazer, Cultura, Meio Ambiente, Agricultura e Mulher. Todos, seguindo instruções do prefeito, procuraram fazer contatos em busca de emendas e recursos para capital do xaxado.

“Tivemos encontros positivos com diversos deputadps, como Paulo Rubens Santiago (PDT), João Paulo (PT), Fernando Ferro (PT) e Pedro Eugênio (PT), com todos mantivemos conversas, sempre em busca de emendas para serem aplicadas no nosso município”, informou Duque.

Também os secretários estiveram nos stands dos ministérios, como foi o caso do secretário de Obras, que procurou o stand do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário em busca de destravar os recursos para construção de açudes que encontram-se parados desde 2011. Também o secretário de Cultura, no stand do Ministério da Cultura, tratou do Sistema Nacional de Cultura e do Vale Cultura, procurando agilizar reunião do representante do Minc Nordeste com empresários serratalhadenses, o que deverá acontecer já no início de 2014.

Além da ministra Ideli Salvatti, secretários e técnicos de 11 ministérios participaram do encontro. A ministra fez questão de informar que a desoneração patrocinada pelo Governo Federal, que acabou atingindo o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), foi ”uma medida corajosa da presidenta para salvar a economia do país”, mas que procurou recompensá-los através de outras ações. “Não existe um único município em Pernambuco que não tenha ações e obras do governo Federal”, disse ela.

O Prefeito Luciano Duque, reconhece os esforços do palácio do Planalto e  enumera ações como distribuição de máquinas para o município e o programa mais médicos, como ações que recompensam as perdas do FPM.

“Possuímos hoje uma patrulha mecanizada invejável, e ainda esta semana estará chegando a Serra Talhada dois médicos cubanos e mais quatro virão até o mês de abril de 2014, e isso tudo com recursos federais. Perdemos alguns percentuais do FPM, mas estamos recebendo por outras vias e assim atendendo as necessidades de nossa gente”, explica Luciano Duque.