SMS realiza 1000 testes na semana de combate a AIDS

 O dia mundial de combate a AIDS, que é comemorado no dia 1º de dezembro, recebeu em Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenção durante toda uma semana, com ações que iniciaram no dia 25 e culminou no pátio da feira livre nesta sexta-feira (29). Segundo Luciana Ferraz, coordenadora do Programa Municipal […]

Leia mais…

publicado: 30/11/2013 15h04,
última modificação: 30/11/2013 15h04

 O dia mundial de combate a AIDS, que é comemorado no dia 1º de dezembro, recebeu em Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenção durante toda uma semana, com ações que iniciaram no dia 25 e culminou no pátio da feira livre nesta sexta-feira (29).

Segundo Luciana Ferraz, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, as ações desta sexta-feira ainda não encerram a campanha da secretaria. Informou a coordenadora que a pedido dos CAPS AD e Transtornos, a campanha será estendida até a próxima segunda-feira (2) com ações naquelas unidades.

Cerca de 1.000 testes de HIV foram realizados durante a campanha da SMS, bem como foram distribuídos preservativos e realizadas palestras pelo CTA/SAE em todas as unidades de saúde do município.

“Nos postos fizemos testagens e palestras de aconselhamentos para homens e mulheres, e o resultado final podemos considerar muito satisfatório”, declara Luciana Ferraz.

Informou ainda a coordenadora que todas as mesmas ações desenvolvidas durante esta campanha serão também aplicadas no próximo dia 14 de dezembro no Bairro Vila Bela, quando da realização do mutirão de saúde da SMS naquela comunidade.

Os trabalhos de prevenção contras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do CTA/SAE acontecem diariamente em sua sede e conforme informações da secretaria, cerca de 200 pessoas procuram o serviço mensalmente.

Atualmente 50 pacientes portadores do HIV são acompanhados pelo CTA/SAE, sendo que destes, 29 são tratados com uso de medicamentos, o restante são acompanhados sem uso de medicamentos, já que o vírus ainda não afetou o sistema imunológico dos infectados.AIDS 2

“Trabalhamos sempre com a prevenção. Procuramos através de palestras e aconselhamentos conscientizar as pessoas para fazer sexo seguro a fim de evitar qualquer contaminação. Temos tido uma resposta muito positiva e isto nos anima a realizar mais e mais campanhas”, finaliza Luciana.