Está de volta o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O contrato entre a Prefeitura de Serra Talhada e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi renovado em setembro deste ano e vai durar 60 meses.
Estão cadastradas no Programa 152 famílias da agricultura familiar. Elas poderão fornecer sua produção para o PAA que está autorizado a comprar 32 produtos, entre eles a carne de bode, filé de peixe, mel de abelha, galinha, ovos, leite e seus derivados como doce e iorgute, hortaliças, frutas, feijão verde e muitos outros. Todos estes produtos terão que ser produzidos por agricultores de Serra Talhada e serão distribuídos pelo Governo Municipal para 30 entidades já catalogadas, na cidade e no campo.
Creches e associações beneficentes como o Centro Espírita, Apae, Casa da Cidadania, Osope e outros estão entre os beneficiados com a distribuição dos alimentos.
A renovação do convênio do Município com o MDS, teve um esforço particular do prefeito Luciano Duque. “Com este Programa, além de atendermos as necessidades das associações que são beneficiadas, fortalecemos também nossa cadeia produtiva junto a agricultura familiar, atuando como compradores de toda produção”, declarou o prefeito.
O coordenador do PAA no Município, José Paulo Rosa, anuncia que nesta quarta-feira (27), a partir das 8 horas, na sede do PAA que fica na Rua Joca Magalhães, 75, será realizado em ato para entrega dos cartões bancários aos agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos. O ato será aberto para toda população.
Segundo o coordenador “o PAA do município vai adquirir a produção dos agricultores e o pagamento será feito com crédito em conta corrente dos mesmos que poderão sacar através do cartão que estarão recebendo amanhã”, esclarece José Paulo.
“Estávamos esperando apenas este momento para começar a adquirir os alimentos. São produtos produzidos, muitas vezes nos quintais de casa, e que acabam se transformando na principal fonte de renda das famílias, principalmente em épocas de estiagem como esta, quando o agricultor perde toda sua capacidade de se manter o campo”, declarou o coordenador do PAA do município e acrescentou: “Toda nossa estrutura já está montada e agora vamos começar a atuar”.