Serra Talhada sediou, na manhã dessa sexta-feira (22), um ciclo de palestras do projeto Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur). A iniciativa aconteceu na sala multimídia do Museu do Cangaço, na antiga estação ferroviária, no bairro São Cristovão, e atraiu dezenas de pessoas.
Entre os interessados, prestigiaram o evento proprietários de hotéis e motéis, donos de restaurantes, bares e similares, conselho tutelar, Câmara Municipal, Conselho Municipal do Turismo, Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Senac, Sebrae, Sesc e postos de gasolina.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e teve o objetivo principal de levar conscientização no combate à exploração sexual nos municípios do interior do estado. A intenção foi promover atividades de sensibilização e palestras em torno da problemática para nortear profissionais ligados direta ou indiretamente a cadeia do turismo.
As representantes da Empetur, Julia Campos, e do Centro de Prevenção às Dependências (CPD), Renata Almeida, ministraram as palestras, apresentando as vantagens culturais e econômicas do crescimento turístico e a importância de haver a prevenção da exploração sexual nos municípios do interior.
Na ocasião, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Anildomá Willams, anunciou alguns projetos que a sua pasta irá colocar em prática em breve para fortalecer o turismo no município e, principalmente, evitar a prática da violêcia sexual na cidade.
“Estamos discutindo e dando encaminhamento uma ação conjunta que começa com a instalação de placas indicativas, confecção de folheteria promocional, definição de rotas, informação e formação para alunos da escola pública e, não podemos esquecer, formar uma rede de proteção para fortalecer uma ação conjunta de enfrentamento a essa prática”, adiantou.