Um programa de perfuração de poços iniciado há um mês pela Prefeitura de Serra Talhada tem obtido sucessos e animado a população da zona rural do município. A iniciativa faz parte do projeto de convívio com a seca, executado pela Secretaria de Agricultura Familiar da Capital do Xaxado, em parceria com o Governo Federal via Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), ligado ao Ministério de Minas e Energia.
Após a boa notícia da perfuração de um poço com vazão de 25 mil litros/hora, na comunidade rural de São Lourenço no início da semana, o prefeito Luciano Duque comemora outra façanha. Nessa quarta-feira (4), ele vistoriou um poço, na região de Santana de Caiçarinha, com expectativa vazão de até 200 mil litros/hora com profundidade de 400 metros. Centenas de famílias deverão ser beneficiadas com o programa, encarado como a redenção para muitos agricultores atingidos pelos efeitos da seca.
“Até o momento, os trabalhadores perfuraram 130 metros e já está minando água. Então, pela expectativa dos técnicos, esse poço tem grande possibilidade de jorrar e, neste primeiro momento, a água vai servir para o consumo humano e vai ser uma redenção para os moradores daquela região”, detalha Duque.
O secretário de Agricultura Familiar de Serra Talhada, José Pereira, começa a planejar o segundo passo após as perfurações. E detalha que sua equipe se articula para prestar assistência técnica aos moradores beneficiados com as águas dos poços instalando sistemas de irrigação por gotejamento em cada lavoura familiar. “A ideia é não deixar faltar água durante os 365 dias do ano”, disse Pereira.
O secretário conta que outro poço, no sítio Barreiros, está gerando bastante expectativa e satisfação no governo e na população, pois vem despejando uma vazão d’água de cerca de 60 mil litros/hora.