SMS realiza luta antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (23) o dia de LUTA ANTIMANICOMIAL, a data é comemorada nacionalmente no dia 18 de maio, dia em que aconteceu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 […]

Leia mais…

publicado: 23/05/2014 17h57,
última modificação: 23/05/2014 17h57

IMG_1051IMG_1051IMG_1051A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (23) o dia de LUTA ANTIMANICOMIAL, a data é comemorada nacionalmente no dia 18 de maio, dia em que aconteceu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

O município está investindo para este tipo de atendimento, sabemos que é um trabalho de longo  prazo, mas estamos sensibilizados e iremos continuar buscando recursos e fazendo os investimentos para o fortalecimento desta política”, disse Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada.

O movimento busca a transformação dos Serviços Psiquiátricos, extinguindo a segregação de milhares de pessoas acometidas por transtornos mentais, que estão reclusas, sendo submetidas a terapias consideradas ultrapassadas, além disso, desprovidas do carinho da família e do convívio social.

IMG_1097Nós precisamos é seguir a política de “desospitalizar”, pois este é um problema mais social que patológico. Infelizmente comparo os manicômios aos presídios, onde as pessoas ficam trancafiadas sem assistência devida e isso não ajuda em nada. Há uma confusão e literalmente existem pessoas que erroneamente estão sendo tratadas como loucas, mas quem precisa mesmo de internamento são os esquizofrênicos, aqueles de fato oferecem risco para o convívio em sociedade”, alertou o Secretário de Saúde de Serra Talhada, Dr. Luiz Aureliano.

Com o lema “Cuidar sim, excluir jamais”, o encontro da manhã desta sexta-feira reuniu os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Serra Talhada, São José do Belmonte e Floresta e contou ainda com a participação do CAPS-AD(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) III Regional, CAPS – Transtorno, ambos da Capital do Xaxado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

IMG_1157A luta não é fácil, mas continuaremos hasteando a bandeira destas pessoas que são estigmatizadas, tratadas com indiferença, quando sabemos que o que elas mais precisam é de carinho e atenção”, Resumiu Michele Menezes, Coordenadora do CAPS-AD III Regional, e frisou o trabalho que vem sendo desenvolvido no CPAS-AD do Município, onde, através de uma parceria com o SENAR, já foram oferecidos aos usuários cursos de panificação, pintura de parede, corte especiai de carne, entre outros.

Num clima de festa e confraternização, com apresentação da Filarmônica Vilabelense, Grupo de Capoeira, Xaxado e outras danças, o encontro terminou depois de servido lanches para todos os presentes.